ANVISA diz que consumo de alimentos à base de aloe vera não é seguro

Informe Técnico publicado nesta quinta-feira (17/11) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que alimentos e sucos à base de aloe vera não devem ser consumidos pela população. Isso porque não há comprovação de segurança de uso desses alimentos.

A aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. No Brasil, tem o uso autorizado em produtos cosméticos e em medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante. Por ser classificada na categoria de “novos alimentos”, a aloe vera precisa de registro junto a Anvisa para ser comercializada em alimentos.

Entretanto, todos os documentos científicos apresentados para a Anvisa, em pedidos de registro de alimentos à base aloe vera, foram insuficientes para comprovar que o consumo desses alimentos não representa risco para a saúde da população. A Agência constatou, ainda, ausência de estudos toxicológicos sobre esse produto.

O Informe Técnico indica que as substâncias antraceno e antraquinona, presentes na aloe vera, são mutagênicas, ou seja, podem causar mutação nas células humanas. Segundo o documento, aloe vera apresenta produtos de biotransformação potencialmente tóxicos, assim não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e de forma assintomática, podendo levar a um quadro clínico severo, algumas vezes fatal.

Na última segunda-feira (14/11), a Anvisa proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de aloe vera. Em alimentos, essa substância só pode ser utilizada como aditivo na função de aromatizantes.

Confira [ aqui ] o Informe Técnico.

Fonte: [ ANVISA ]

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Alimentos, Babosa, Doenças, Notícias, Plantas Medicinais

4 Respostas para “ANVISA diz que consumo de alimentos à base de aloe vera não é seguro

  1. sueli

    se voces acham que tem que ter estudo cientifico poque já naõ estudo a milhares de anos atráz,porque a medicina esta tão atrasado neste caso!!!!!

    Curtir

  2. Este eschtudo apenas comprova que a babosa é ativa em céluas cancerígenas… ou seja é tudo o que os palhaços centralischtasch não querem.

    Curtir

  3. Ivo

    Lamento a falta de interesse e competencia de reconhecer a sabedoria popular, minha vó tem 96 anos toma babosa desde os 10 anos ensinou seus filhos, netos e bisnetos a consumir esta planta milenar já usada a 500 anos antes de cristo, estudo científicos existem o suficientes nos paises do primeiro mundo, por se tratar de uma planta de mutiplas funções terapeuticas embora como alimento, não há interesse, ja que isto venderia menos medicamnetos.
    Lamentável….

    Curtir

  4. Tenho artrite reumatoide irreverssível crõnica e há 2 anos venho me tratando com aloe vera suco. Passei antes disso, 1 ano na cama e com incontroláveis dores. Todos os medicos me receitavam antiflamatórios e corticóides e todos muito paliativos e ainda me deixaram sequelas como dor de estômago, pele manchada, cabelo caindo,má disposição, mau humor, vontade de morrer. Depois do Aloe vera como comsumo diário pela manhã, tudo desapareceu. Sou outro homem. A Anvisa desconhece muitos depoimentos sobre a planta. A babosa é da família do alho e da cebola e só faz bem a nossa saúde. O problema do BR é que nós temos que ser eternos doentes. A indústria farmacaeutica não tem interesse de desputar com uma planta abençoada dessa pq sabe que perde e muito, esse é o problema, aliás, um dos. Será que vcs vão continuar dizendo barbaridades sobre a planta? existem mais de 300 tipos catalogadas cientificamente e de qual estão falando? Claro que existem empresas que adicionam aloe vera nas embalagens de seus produtos onde na verdade ela nem aparece. Propaganda enganosa tudo bem,mas retirar os sucos que só fazem bem à nossa saúde? Como ficam os doentes de cancer que estavam tendo 80% de cura? E eu artrítico que nem mais andava e hoje ando,pulo, desço, subo…? Um absurdo esse país!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s