Visita ao Jardim Botânico Plantarum

por Anderson Porto

Domingo, 13 de novembro de 2011, partimos do aeroporto do Galeão rumo à Campinas. De lá, fomos para um hotel em Paulínia, dormimos e no dia seguinte, após o café, começamos o planejamento do que fazer nos próximos dias.

Na segunda fomos de ônibus para o local do evento. Deixo aqui registrado que na hora de entrar, após enfrentar uma fila danada, embaixo de chuva, a revista da organização jogou no lixo meu guarda-chuva, um lápis de olho de minha mulher e uma garrafinha d’água. Sim, vocês leram direito: jogaram no lixo!

Aquilo me tirou boa parte da animação e acabou se refletindo mais tarde, depois de andar pra lá e pra cá, sem ter onde descansar a não ser sentar numa calçada molhada ou tentar a sorte numa arquibancada lotada. Passadas algumas horas, resolvemos ir embora, sem forças para ver o restante dos shows.

Terça, dia 15 de novembro, acordamos cansados do shows do SWU. O dia amanhaceu chovendo forte, aguaceiro que nublou a visão do horizonte e durou toda a parte da manhã. E agora? Feriado, sem ter muito o que fazer, fomos conhecer o shopping de Paulínia.

Após o almoço, lá pelas duas da tarde, a chuva finalmente resolveu dar um tempo. Aquilo me animou! Liguei para o Instituto Plantarum para confirmar se o Jardim Botânico estava aberto. Estava! Pegamos um taxi e fomos até Nova Odessa – sem nem pensar em como seria a volta.

Chegamos no Instituo Plantarum. O coração disparou quando o portão se abriu e lá fomos nós.

A primeira impressão que tive foi maravilhosa. Estava finalmente podendo conhecer a realização de um dos sonhos de Harri Lorenzi.

Para quem não conhece, o Jardim Botânico Plantarum fica situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP). É certamente um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira, idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Em 1998, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora adquiriu como sede, uma área de 10 hectares, anteriormente ocupada por uma fábrica de lançadeiras (peças feitas em madeira para uso na indústria têxtil). O terreno passou então a receber tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistemático das coleções botânicas em formação.

Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por mais de 3500 espécies vegetais, predominantemente de plantas nativas do Brasil. [1]

Harri Lorenzio e Anderson Porto

Após um bate-papo agradável, de quase uma hora, fomos conhecer o casarão principal, a convite de nosso anfitrião. Da janela de seu escritório, apresentou-nos a vista do que iríamos conhecer.

Vista da janela do escritório

Bem… Fiquei sem palavras para descrever o que estava acontecendo. A realização de conhecer o prof. Lorenzi e, de quebra, passear por seu jardim. Todas as plantas devidamente identificadas… A maior e mais completa coleção de palmeiras do Brasil… Tudo ali, ao meu alcance. É claro que comecei a fotografar e o resultado dessa esperiência vocês conferem clicando na imagem abaixo:

Acesso ao Jardim Botânico Plantarum

Infelizmente não tinha me preparado para a improvisada visita. Minha câmera ficou no hotel e as baterias da máquina digital da minha companheira, para meu desespero, acabaram. Por sorte, consegui ainda fazer algumas fotos com a câmera do celular.

Com a promessa de voltar outras vezes, me despedi e iniciamos a jornada de volta para Niterói.

Desejo sucesso, Harri Lorenzi! Sucesso, Jardim Botânico Plantarum!

Anderson Porto
http://www.tudosobreplantas.com.br

___
Referências:

[1] Jardim Botânico Plantarum

2 Comentários

Arquivado em Artigos, Biodiversidade, Curiosidades, Fotos, Mudas, Passeios e Encontros

2 Respostas para “Visita ao Jardim Botânico Plantarum

  1. Emília Kessler

    Tomei conhecimento através do programa ECOlogia TV Cultura Canal 2, em 29/01/12
    Magnífico, fiquei encantada . PARABÉNS
    Tenho algun conhecimento sobre Plantas Medicinais, tenho dado vivências às comunidades – gratuitamente.
    Costumo falar que pisamos na Farmácia Viva e nem percebemos.
    Elas são mágicas.
    Na minha pequenez, durante muitos anos viajei com meu pensamento: em conseguir algum lugar onde poderia fazer um trabalho de reflorestamento, com a finalidade de receber alunos.
    Mas foi só um sonho.
    Vou me programar e ir conhecer este Paraiso :
    Jardim Botânico Plantarum

    Resido em Mogi das Cruzes, S P – tenho 74 anos, mas me sinto como se tivesse 30. Saudável: de bem com Deus,comigo, com a vida.
    Amo muito o reino vegetal. Até 10 anos residí na área rural -RGS

    AMOR PAZ e LUZ a todos

    Muita GRATIDÃO

    Emília

    Curtir

  2. Prezado Anderson,
    Agradecemos imensamente a visita, o carinho e as palavras escritas aqui neste blog. Nos alegramos em saber que todo esforço e dedicação durante estes anos valeram a pena e estão dando frutos.
    Obrigada e aguardamos outra visita em breve.
    Att,
    Vanessa Brochini
    Depto. de Relações Públicas
    Jardim Botânico Plantarum

    Curtir

Deixe um comentário

