SBH divulga material bibliográgico sobre hepatotoxidade

28/02/2011 17h28

A Sociedade Brasileira de Hepatologia divulga material bibliográfico (disponível no rodapé desta página) sobre hepatotoxicidade por antitérmicos, insumos vegetais, analgésicos, fitoterápicos e homeopáticos.

Trata-se de um minucioso trabalho realizado pela SBH em resposta as numerosas solicitações acerca de eficácia e segurança do uso desses medicamentos. Habitualmente, o a Sociedade Brasileira de Hepatologia recebe grande número de solicitações do público leigo e de colegas de outras especialidades acerca da hepatotoxidade pelos medicamentos, assim como da eficácia da medicina alternativa no tratamento das doenças do fígado, principalmente as hepatites virais.

Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Hepatologia reuniu expertos para discutir o tema baseado em evidência científica produzida em revistas indexadas com corpo editorial permanente.

Ao final da reunião, foi produzido o trabalho que é atualmente o único do gênero na literatura brasileira. “Acreditamos que será importante democratizar esta informação para toda a sociedade, principalmente para os colegas das Sociedades de Especialidade”, comenta Raimundo Paraná, da diretoria da SBH.

Fonte: [ Sociedade Brasileira de Infectologia ]

Sugestão de Pauta: toxicidade para o fígado em chás e ervas utilizados como fitoterápicos

Preocupada com o crescimento do número de relatos de hepatotoxicidades nos Centros de Referência em doenças do Fígado de todo o Brasil, a Sociedade Brasileira de Hepatologia realizou em agosto deste ano a Primeira Reunião de Expertos em Hepatotoxicidades para discutir, entre outros, as agressões causadas ao fígado pelo uso indiscriminado de alguns compostos fitoterápicos.

Atualmente a prática de tratar doenças através de plantas e chás vem movimentando um mercado cada vez maior. Apenas nos Estados Unidos o mercado de medicamentos naturais mobiliza mais de 180 bilhões de dólares, com vendas de mais de 6 bilhões de dólares por ano em suplementos nutricionais. Do montante, pelo menos 1 bilhão das vendas por ano gira em torno apenas de chás e ervas.

Para o Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, a maior preocupação é a falta da realização de pesquisas relacionadas aos benefícios e às contra indicações desses compostos. Em seu artigo A Medicina ou a Ética Alternativa ele afirma que a prática alternativa não pode ser dissociada da ciência médica, tampouco ser indicada sob a falsa aura do natural. “Mas é neste equivocado imaginário que os brasileiros se expõem a tratamentos que não possuem comprovação científica”, afirma Paraná.

Sugerimos pauta a respeito da utilização indiscriminada dos medicamentos fitoterápicos e quais os malefícios que o tratamento de doenças realizado através desses compostos podem trazer. Sugerimos ainda entrevista como Dr. Raymundo Paraná, médico hepatologista, pesquisador e presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia a respeito do assunto. Dr. Paraná possui graduação, mestrado e doutorado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Gastroenterologia no Hospital das Clinicas da USP e especialização em Hepatologia no Hospital Hotel Dieu, Lyon-França (1988-1989).

Acesse o site: http://www.sbhepatologia.org.br
Texto & Cia Comunicação e Marketing

Monique Melo
11 9607 6888 | 11 3445 2228
Nextel: 11 7737 4458 – ID 55*97*7539

Lara Prado
71 3341 2440 | 71 8225 7462

Fonte: [ Sociedade Brasileira de Hepatologia ]

[ LINK DIRETO PARA PÁGINA DE BIBLIOGRAFIAS ]

[ Apoio: BAYER ??? ]

>>>

“Na análise, a terapia alternativa foi eficiente quando comparada ao aos medicamentos Inteferon ou a Ribavirana, no caso das hepatites. Já para a Aids, não houve melhora no padrão imunológico, apenas uma sensação de bem-estar nos pacientes pesquisados.” (BemStar/Yasmin Barcelos)

Fonte: [ BemStar ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Doenças, Fitoterápicos

Uma resposta para “SBH divulga material bibliográgico sobre hepatotoxidade

  1. Jacson Carlos fiorini

    Como faço para conseguir um exemplar deste? Sou professor e trabalho em projetos de educação ambientalç

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s