Salvamento das plantas do Sr. Adalberto

Oi pessoal,

Nesta última quarta-feira estivemos no abrigo, levando parte das doações e ajudando o Sr. Adalberto no salvamento de suas plantas, que ele cultivou com tanto esmero e dedicação. O espaço onde estão as plantas infelizmente será cimentado, para que a área possa ser utilizada pelos demais residentes.

Viveiro do Sr. Adalberto

As fotos da visita estão na Galeria de Fotos do projeto Tudo Sobre Plantas.

[ Viveiro do Sr. Adalberto ]

O intuito de salvar as plantas é um esforço para manter, pelo menos em vasos, as plantas ornamentais e medicinais que ele cultiva faz tempo e usa para ornamentar o abrigo Cristo Redentor.

Quem puder ajudá-lo, ajude! É o mínimo que podemos fazer para que ele saiba que sua luta não foi em vão.

Abraços!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Curiosidades, Doenças, Ecologia, Jardinagem, Meio Ambiente, Plantas Medicinais, Projetos

2 Respostas para “Salvamento das plantas do Sr. Adalberto

  1. marcia

    Boa noite!
    Vcs poderiam me ajudar a salvar uma árvore da felicidade? Ela ficou bem com a minha mãe uns 15 anos ou mais e agora que ela se foi, quis turbiná-la e acho que a matei
    Ela tem uns 33 cm de altura e está em um vaso de plástico de 17 cm de altura com 15 de diâmetro.
    Sequência de burrices: troquei de vaso e coloquei terra adubada. Deixei um bom tempo o vaso sem furos e molhando todos os dias. Chegava alagar. Deixava no sol. Ela foi amarelando, então me alertaram pra fazer os furos e molhar uma vez por semana. Continuou amareladinha, mas viçosa. Vez ou outra colocava borra de café. Daí veio as Ms maiores. Me indicaram borrifar Verde Foliar 1 x semana e colocar NPK em volta do vaso.
    Imediatamente após o NPK uma minhoca subiu agonizando. Então a terra foi ficando esbranquiçada. Etranhei e fui retirando essa terra. A planta foi morrendo. As folhas murchavam e escurecia. Eu a tirava e a ponta dos galhinhos está preta. Tá ficando peladinha. Help me! Ela tem valor estimável por causa da minha mãe. Seguem fotos.
    http://1drv.ms/1gj2MGs

    Curtir

    • Marcia,

      Você precisa preparar um novo substrato, isto é, uma terra preparada exclusivamente para as necessidades da planta. Tire IMEDIATAMENTE a planta dessa terra contaminada, lave as raízes num tanque, com jatos dágua, para tirar toda a terra e deixe as raízes da planta dentro de um balde com água, na sombra, durante alguns dias. Fique tranquila pois essa espécie pega facilmente de galho e enraíza na água.

      Enquanto ela se recupera, prepare o novo substrato: 4 pás de areia (lavada, dessas de obras), 1 pá de terra vegetal, 1 pá de húmus de minhoca OU composto orgânico. Misture bem. Faça furos no vaso, coloque algumas pedras por cima dos furos e encha até a metade com esse substrato preparado. Coloque a planta e complete com o restante do substrato, deixando um dedo de distância da borda. Regue em seguida e verifique se a água desceu pelo substrato. Se não descer é necessário colocar mais areia.

      Mantenha ela na sombra, pegando no máximo luz indireta, por algumas semanas, até começarem a brotar novas folhas.

      Bom plantio e boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s