Porque Itacoatiara, Itaipuaçu e outras praias da região oceânica de Niterói estão PODRES?

Don't Trash Our Ocean - Surfrider Foundation

Além da maré-vermelha, a alga (na realidade um acidente ecológico) que costuma ocorrer no mar nessa época do ano, recentemente o mar nas praias da região oceânica de Niterói tem estado podre. Porque está ocorrendo isso? O que está fazendo o mar feder e apresentar manchas das cores mais abnormais, como nunca visto antes em nossa região?

Porque o óleo, lixo, dejetos químicos e metais pesados acumulados no fundo da Baía de Guanabara durante anos de degradação estão sendo jogados NO OCEANO! Dá pra acreditar? Primeiro eles destroem a Baía. Agora, para permitir passagem dos navios, já que a sujeira estava se acumulando e tornando a baía muito rasa, eles querem destruir a costa do Rio de Janeiro e Niterói. Querem transformar nosso mar em um LIXÃO!

Veja na imagem abaixo a zona onde estão jogando toda essa podridão, feita com base no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto de dragagem da baía (Bota-Fora):

Se você ler o RIMA verá que este trabalho sujo vem sendo realizado desde 2008. Já foram mais de 5.5 milhões metros cúbicos de dejetos largados na área do bota fora; mais que dois maracanãs cheios de merda. Aí vem a pergunta: se isto ocorre desde 2008, porque só agora as praias de Niterói estão sendo afetadas ao ponto de ficar impraticável o banho? Obviamente, só um especialista pode ter certeza, mas utilizando-se o bom senso, concluímos que os motivos podem ser um ou mais dos seguintes:

  • O teor dos dejetos, nessa fase do projeto, é de (ainda) pior qualidade;
  • A intensidade da dragagem aumentou (dizem que são 3 ou 4 navios por dia despejando dentro do bota-fora);
  • Estão despejando os dejetos mais próximo de Itacoatiara (veja raio de 5km na figura acima);
  • Alguma corrente marítima está fora do seu padrão.

Veja a reportagem feita pela TV Record:

E o depoimento do pescador e megulhador Otto Sobral: “Antes você fazia um mergulho, a areia era limpinha, clara, uma coisa abençoada com muito peixe. Hoje, você faz um mergulho da vontade de chorar.”

[….]

Fonte: [ PreserveAssim ]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Sem categoria

2 Respostas para “Porque Itacoatiara, Itaipuaçu e outras praias da região oceânica de Niterói estão PODRES?

  1. Acessei o site do INEA e lá diz:

    “BOLETIM INDICA PRAIAS LIBERADAS NO FINAL DE SEMANA
    10/ 02/ 2012

    Em Niterói, quatro praias recomendadas: Piratininga, Sossego, Camboinhas e Itacoatiara. A praia de Itaipu está liberada com restrição (evitar o trecho próximo ao Canal de Itaipu). Não estão recomendadas Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Charitas, Eva e Adão.”

    Fonte: [ INEA ]

    Nada fala sobre Jaconé, Saquarema ou Itaipuaçu.

    Todo verão é a mesma coisa…

    A quantidade de lixo que estão despejando lá está detonando aquela área e no entorno, mas parece que é socialmente aceitável que a Natureza seja esculhambada desta forma.

    Os pescadores estão sofrendo, os banhistas, surfistas, crianças, a vida marinha… E o dia a dia prossegue, como se não fosse este problema acima do tolerável.

    Curtir

  2. Bom dia,

    Viemos convidar vcs para estarem num grande evento de abraço a praia de Itacoatiara por terra e pelo mar, no dia 14 de abril ás 11h. Este é apenas um “start” para um trabalho que 3 mães que se uniram inicialmente, tinham como o objetivo levar para dentro das escolas públicas e particulares das cidades de Niterói e Maricá uma mesa redona para que os adolescentes e jovens compreendam muito bem o que estamos vivendo em prol do desenvolvimento e possam compreender seu real papel no meio disto tudo.

    Acreditamos que não adianta somente fazer barulho, precisamos educar a esta nova geração, mostrar pós e contras e que a Sociedade Civil tem sua força sim e muito forte, se unida!

    Por tanto, é com imensa satisfação que convidamos vcs para estarem na praia de Itacoatiara conosco, precisamos de média e de muitas adesões da SOCIEDADE CIVIL.

    Caso precisem de mais informações,nos envie um email.

    Neste dia, 14 de abril, haverá tb um evento de stand up que irá partir da Praia de Itaipu ás 10h e chegará em Itacoatiara. Tudo em prol da preservação do Meio Ambiente de Niterói e Maricá .

    Seremos 3 iniciativas da sociedade civil em um mesmo local, unindo forças. JUNTOS SEREMOS MUITO MAIS FORTES!

    Vania C Miranda (vaniacmiranda@gmail.com)
    Georgia Loureiro (georgia.loureiro@gmail.com)
    Bia Tebet (biatebet@hotmail.com)

    Para confirmar presença no evento acesse a pagina do Fabebook Itacoatiara SOS de mãos dadas pelo meio embiente

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s