Plantio de Árvores nas calçadas

Por Júlio Bernardes

Pesquisa feita em três regiões da cidade de São Paulo comprova que a vegetação urbana reduz a necessidade de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para manter o conforto térmico em residências, podendo reduzir o consumo de energia elétrica. O trabalho foi apresentado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, pela engenheira agrônoma Giuliana Del Nero Velasco, que sugere o plantio de árvores de grande porte no sistema viário para ampliar a redução de temperatura obtida com a cobertura vegetal.

O trabalho analisou áreas com diferentes densidades de vegetação na Zona Sul da cidade, a primeira com 3,72% de cobertura verde, a segunda com 11,71% e a terceira com 33,92%. “Os locais foram escolhidos por geoprocessamento, a partir das imagens de alta resolução do satélite Ikonos II”, explica Giuliana. “Após a aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e análise de mapas de clima já existentes, foi feito um levantamento de campo para confirmar os dados do sensoriamento remoto e definida uma amostragem de 100 residências em cada área”.

Em cada residência foram coletados dados sobre a cobertura vegetal, temperatura, umidade e, por meio de questionários, da presença de ar-condicionado e ventiladores. A concessionária de energia local forneceu informações sobre o consumo de eletricidade. “Por fim, realizou-se o cálculo dos graus-hora de calor, que indica quantos graus de temperatura a mais precisam ser retirados do ambiente de forma artificial”, completa a agrônoma.

No mês mais quente medido pela pesquisa (março), a área com menor vegetação apresentou 10 graus-hora de calor por dia, contra 3,91 graus-hora de calor da região com maior cobertura vegetal. “Isto mostra que o local com menos cobertura arbórea possui uma necessidade maior de refrigeração artificial”, ressalta Giuliana, acrescentando que a temperatura às 9 horas chegou a ser 2,14 graus maior que a região mais arborizada. “Nessa área, a média de temperatura foi menor, o que resultou em um valor mais baixo de graus-hora de calor”.

Árvores

No mês de março, a área com menor cobertura vegetal chega a registrar um valor de 310 graus-hora de calor, enquanto a região mais arborizada teve 121,21 graus-hora de calor. Os questionários aplicados na pesquisa também mostram que o número de aparelhos de ar condicionado e ventiladores é semelhante nas três áreas. A média de ventiladores varia de 1,81 a 2,04 aparelhos por residência e de ar-condicionado, de 0,18 a 0,29 aparelhos por casa.

“Com esses números, não é possível estabelecer uma relação mais direta entre cobertura vegetal e consumo de energia, pois isso depende de outros fatores, como os hábitos de cada morador, a presença ou não dos aparelhos”, explica a agrônoma. “Mas o estudo deixa claro que a vegetação reduz a necessidade de se obter conforto térmico de forma artificial”.

Giuliana recomenda a ampliação do plantio de árvores de grande porte nas calçadas. “A pesquisa mostra que maior parte da vegetação está dentro das casas”, aponta. “Apesar de sua importância, os padrões construtivos em São Paulo mudam facilmente, o que faz com que um terreno residencial dê lugar a um prédio de escritórios ou um estacionamento e as árvores no interior dos lotes sejam derrubadas”.

Segundo a engenheira agrônoma, os benefícios serão maiores com o plantio de espécies de grande porte e não de arbustos. “Além de reduzir a temperatura, elas retêm poluentes, absorvem gás carbônico e reduzem o impacto das chuvas em maior escala, pois possuem copa e estrutura para isso”, ressalta. “O impacto das árvores na rede elétrica pode ser reduzido com o uso de fiação compacta, que não implica em aumento de custos e evitam podas em excesso”.

http://www.rts.org.br/ – 06/08/2008

Fonte: [ Recriar com você ]

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Árvores

3 Respostas para “Plantio de Árvores nas calçadas

  1. Vale a pena cuidar das árvores nas calçadas…

    1) Fornecem sombra – mais que evidente e de fácil constatação, quando em dias de calor. Todo mundo se protege do sol nas sombras das árvores e marquises;

    2) Refrescam o ar através da evapotranspiração; isto é, árvores, dentre as diversas utilidades, podem ser comparadas a imensas estações de bombeamento de água do subsolo para a atmosfera. Ao lançar no ar as gotículas de H2O, elas criam um efeito refrigerante ao redor delas. Uma árvore adulta bombeia cerca de 300 litros de água para a atmosfera, por dia;

    3) Filtram o ar: árvores “respiram” pelas raízes (e transpiram pelas folhas). Usam a terra como filtro de ar e puxam o ar com os poluentes para o solo, etapa antecessora da limpeza natural, que é feita pela chuva. Chuva e árvores formam um sistema perfeito de limpeza atmosférica;

    4) Beleza... Tem coisa mais bela que você chegar numa cidade e percorrer uma alameda cheia de árvores floridas? Ou passear pela cidade e se deparar com diversos exemplares em flor? Ou passar por túneis verdes, com pássaros, raios de sol e o farfalhar das folhas ao vento?

    5) Perfume… Com a brisa que percorre as ruas da cidade, uma cidade arborizada permite contato com aromas deliciosos. É uma excelente surpresa ser brindado com um ar perfumado, não é?

    6) Bem estar! As plantas soltam no ar phytoncides, químicos transportados pelo ar emitidos pelas plantas para protegê-las do apodrecimento, de insetos, e de micróbios, e que aparentemente também beneficiam os humanos (segundo pesquisa do Japão de janeiro de 2010), aumentando nossa imunidade.

    7) Frutos! As árvores nativas fornecem alimento para pássaros, macacos, abelhas… Suas folhas e galhos velhos servem de adubo.

    8) Absorvem CO² – poderia ter colocado este ítem em primeiro lugar, mas deixei para depois por um motivo básico: não adianta plantar árvores se continuarmos poluindo. Temos que arborizar aquilo que for possível, para o bem estar de todos. Plantar e cuidar.

    Curtir

  2. Allysson Lacerda

    Quais tipos de árvores poderiam ser plantados por exemplo?
    Que tipo de manutenção precisariam?
    Se alguem poder me responder isso por email agradeço:
    allysson_cmp@yahoo.com.br
    Allysson Lacerda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s