Horto de plantas biotivas ensina uso de plantas para o bem-estar animal

O horto de plantas bioativas, implantado no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal, traz como tema a fitozooterapia, uma inovação com relação aos anos anteriores quando o enfoque central era para a aplicação de plantas bioativas em seres humanos.

Em oficinas diárias o público pode conferir duas receitas práticas e econômicas que podem servir não só para tratamento de doenças, mas também como prevenção. Os ingredientes utilizados são fáceis de encontrar e por ser uma alternativa caseira e natural tem baixo impacto no meio ambiente.

Segundo a extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Odete Haupenthal, as pessoas estão aceitando bem o novo tema. “Algumas ainda pedem receitas de chás, mas a maior parte dos visitantes gostou do tema, pois são produtores de leite e podem aproveitar todas as nossas receitas”.

Todas as receitas os produtos à base de plantas apresentadas nas oficinas tem prazo de validade de um ano, após este tempo o princípio ativo perde força. Outra regra a ser seguida é a de sempre manter o remédio no local indicado para não perder as propriedades medicinais com facilidade.

Agricultores que visitam o estande encontram alternativas naturais para os produtos químicos que utilizam em suas propriedades, como por exemplo, os produtos para o controle da mastite. A agricultora, Nair Maldaner, criadora de gado de leite, diz que está motivada a tentar fazer em casa a receita de pomada feita a partir da planta tansagem. “Até agora usava um produto químico após a ordenha da vaca, mas agora vou testar esta receita que é prática, econômica e não poluente”.

As oficinas são gratuitas, não necessitam de inscrição e acontecem diariamente às 10h30 e 15h, no Horto de Plantas Bioativas da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2012.

Fonte: [ Agrolink ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Técnicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s