Novo atlas da flora portuguesa online

Flora-On é um portal que agrega informação “fotográfica, geográfica, morfológica ou ecológica” sobre as plantas autóctones ou naturalizadas em solo português. O projeto, lançado pela Sociedade Portuguesa de Botânica, conta com o trabalho voluntário de vários cientistas e apela à participação do público.

O portal está organizado por ordens, famílias e géneros, e é rico em imagens associadas, facilitando a procura e identificação de plantas vasculares (plantas com vasos de transporte de água e seiva) presentes no território nacional.

A partir do momento em que escolhe determinada espécie, o utilizador pode ter acesso à descrição das suas características essenciais, a uma análise comparativa com outras plantas, e à localização no mapa de Portugal do exemplar em questão. O site não contempla, no entanto, plantas introduzidas no país para cultivo ou ornamentação.

As pesquisas podem ainda ser feitas a partir de uma ferramenta de identificação interativa, através das características diferenciadas de qualquer planta.

O projeto, lançado há cerca de um mês, está a ser desenvolvido “com base no trabalho voluntário de vários botânicos e investigadores” e, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Botânica, está destinado ao “público especializado e não especializado”, facultando-lhe acesso gratuito à informação científica sobre as plantas do solo continental, açoriano e madeirense (embora nos dois últimos casos, as secções ainda estejam em atualização).

Para aceder ao portal Flora-On clique [ AQUI ].

Fonte: [ BoasNoticias ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Biodiversidade, Fotos, Meio Ambiente, Projetos

Uma resposta para “Novo atlas da flora portuguesa online

  1. Feliz de quem consegue receber uma ótima e útil notícia sobre novas publicações, online, seja qual for o conteúdo científico. Já no presente comentário, além de tomar conhecimento do Novo atlas da FLORA PORTUGUESA “online”, de quebra é justamente a minha especialidade: sou bióloga, especialista em plantas medicinais sem fronteias. Esse novo ATLAS vai nos ajudar nas nossas pesquisas. Ele fornece detalhes morfológicos para as identificações das plantas; pois, só na leitura sem visual nenhum, os nossos trabalhos são mais demorados (…). Mas de valia científica, naturalmente. Ana Lourenço da Rosa. Plantas Medicinas de Cerrado. Tocantins. BRASIL.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s