Estudo desenvolverá insecticidas botânicos para orgânicos

O campus Nilo Peçanha – Pinheiral, Rio de Janeiro receberá, da FAPERJ, o financiamento de aproximadamente R$ 30 mil, para o desenvolvimento de inseticidas botânicos e a análise da seletividade desses produtos em favor de inimigos naturais, ou seja, da ação do inseticida botânico sobre organismos benéficos.

O projeto “Bioatividade de extratos botânicos sobre insetos-praga de hortaliças e impacto sobre organismos não-alvo”, liderado pela Professora Shaiene Costa Moreno, foi contemplado em um dos mais concorridos programas da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O estudo irá investigar, através de experimentos e análises laboratoriais, a ação dos inseticidas botânicos de conhecimento popular e de referência literária, além de extratos inéditos. A Unidade Educativa de Produção de Mudas abrigará um laboratório para o desenvolvimento da pesquisa. A aquisição dos equipamentos e o desenvolvimento da estrutura do laboratório serão viabilizados pela verba de financiamento do projeto.

O projeto apresenta que a formulação de inseticidas botânicos eficientes e seletivos é de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura orgânica. Produtores orgânicos, pela impossibilidade de utilizar defensivos sintéticos, enfrentam um grande desafio de encontrar produtos naturais eficientes quando necessitam controlar insetos-praga em suas lavouras.

De acordo com a professora pesquisadora, no período de transição agroecológica, muitos produtores, por não conseguirem se adaptar ao sistema acabam abandonando a atividade por dificuldades técnicas, como por exemplo, o manejo de pragas sem a utilização de defensivos químicos, já que no período de transição, o agroecossistema ainda não atingiu o equilíbrio e o ataque de pragas pode ser frequente.

O estudo contará com o apoio de estudantes bolsistas.

Fonte: [ IFRJ ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Orgânicos, Técnicas

Uma resposta para “Estudo desenvolverá insecticidas botânicos para orgânicos

  1. O PROJETO “BIOATIVIDADE DE EXTRATOS BOTÂNICOS”- da Professora Shaiene COSTA MORENO, que vem sendo desenvolvido como inseticidas botânicos para orgânicos; é uma brilhante iniciativa que deve ser apoiada por todas as instituções brasileiras dentro das suas responsabilidades sociais e ambientais, numa direção da economia verde associada à sustentabilidade num desenvolvimento socioambiental globalizado. Nessa mesma linha de Pesquisa temos desenvolvidos pesquisas com inúmeras Plantas Medicinais, inclusive com trabalhos publicados, a saber: LOURENÇO, Rosa Ana da. (FUNASA). Efeitos Biolarvicidadas de Plantas Medicinais com propriedades fitoquímicas “Inseticidas”, com ações letais nas formas larvais do vetor DENGUE Aedes aegypti. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos de 21 a 26 de julho de 2002. João Pessoa – PB, 2002: p. 70. Cadernos de Resumos: Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil. Outro artigo científico correlacionado com a temática ora em comentário: ROSA, A.L. Efeitos Fitoletais com extratos aquosos de Plantas Exóticas, nativas e domésticas sobre larvas de Aedes aegypti. In: 4o. Encontro de Biólogos de CRBio4 e 1o. Encontro de Biologia de Ouro Preto – MG. Resumos de Farmacologia. UFOP. 16 a 19 de outubro de 2002. p. 127. Ana Lourenço da Rosa . Plantas Medicinais. Tocantins. BRASIL. Uma nota importante: Esses trabalhos com larvas do vetor da Dengue, ambos foram desenvolvidos no Laboratório da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional, Estado do Tocantins Foram testadas 36 variedades de Plantas Medicinais em 36 baterias de testagens com altos indíces de letalidades significativas. .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s