Plantas carnívoras da Suécia estão virando vegetarianas

por Bruno Calixto

Foto: Petr Dlouhý / Wikimedia Commons

Um novo estudo, publicado na edição deste mês da revista New Phytologist, chegou a uma conclusão impressionante: uma espécie de planta carnívora da Suécia está virando vegetariana.

Ela não está preocupada com os insetos que come, nem buscando uma dieta mais saudável. A mudança de comportamento é resultado de um ambiente mais poluído.

Os pesquisadores analisaram como que a Drosera rotundifolia, uma planta carnívora comum em áreas pantanosas do norte da Europa, se alimenta.

Parte dos nutrientes a planta retira do solo, mas uma outra parte vem de insetos. O estudo, entretanto, percebeu que essas plantas estão perdendo o interesse nos insetos.

A culpa é do excesso de nitrogênio no solo.

Atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, aumenta a concentração de nitrogênio na atmosfera, que vai parar no solo após chuvas. Com um solo mais rico em nitrogênio, a Drosera rotundifolia passa a ter mais acesso aos nutrientes, e não precisa se preocupar tanto em conseguir esses mesmos nutrientes em insetos. O estudo mostra que plantas em áreas não poluídas recebem 57% dos nutrientes dos insetos. Com as plantas de pântanos poluídos, essa porcentagem cai para 22%.

Segundo os pesquisadores, o excesso de nitrogênio pode levar essa espécie à extinção. Isso porque as plantas carnívoras não estão tão bem adaptadas para viver em regiões com alta concentração de nitrogênio.

Fonte: [ Revista Época ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultivo, Ecologia, Meio Ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s