Em um dia, população de Sorocaba planta 10 mil árvores

A ação ambiental faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final do ano. | Foto: Gui Urban

Na manhã de domingo (9), a Prefeitura de Sorocaba, cidade do interior paulista, realizou a 3ª edição do Megaplantio no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade – a primeira unidade de conservação do município, localizada na Zona Norte da cidade, próximo ao Parque Tecnológico. Quase mil pessoas compareceram ao evento e plantaram aproximadamente dez mil árvores, das 30 mil unidades disponibilizadas.

Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final do ano. “Mais importante que o ato é o significado dele. Essa é uma ação ambiental que envolve também a questão da cidadania, da participação dos sorocabanos. As pessoas que vieram até aqui e participaram do Megaplantio não vão esquecer nunca mais a sua contribuição para o meio ambiente de Sorocaba. Esse é um dos nossos deveres com o nosso planeta”, destacou o prefeito Vitor Lippi.

No local, a população plantou mudas numa área de 14 mil m² do parque, que serviu de “bota-fora” para as obras do Parque Tecnológico e do próprio Parque de Biodiversidade. “Esse foi o primeiro passo para recuperar o local. A área, por exemplo, possuía muitos eucaliptos e agora está ganhando árvores de mais de cem espécies nativas e frutíferas”, explicou a secretária Jussara de Lima Carvalho. Entre as espécies estão a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, canafístula, angico, ipê-amarelo, ipê-roxo, gabiroba e goiaba.

Com cinco mudas por metro quadrado, o plantio foi bastante adensado, seguindo a metodologia de Akira Miyawaki, professor da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. As principais vantagens dessa metodologia são a menor manutenção da área do plantio e a formação mais rápida de uma floresta. Em torno de 10 anos, os sorocabanos poderão ver uma floresta que cumpre todas as suas funções de proteção, diversidade, beleza e atração da fauna.

A bióloga Renata Biagioni, 25 anos, participou e elogiou a ação do Megaplantio. Acompanhada da sua irmã Milena, que completou 13 anos nesse dia, elas plantaram, juntas, quase 50 mudas e ficaram felizes. “Sabemos como é necessário esse plantio aqui no parque e tudo o que eu puder fazer para ajudar eu faço”, comentou Renata.

Outro participante foi Vinícius de Brito, 16 anos, ao lado de outros 20 adolescentes que frequentam a Pastoral do Menor do bairro Ana Paula Eleutério. Ele deixou o videogame de domingo de manhã de lado e também foi ajudar o meio ambiente. “Já plantei 17 mudas e quero plantar ainda mais”, comentou.

Para Jussara, os plantios que estão sendo feitos em Sorocaba são fundamentais. Eles alteram o microclima local e trazem diversos benefícios para a população, especialmente por conta do clima quente da cidade.

Além da questão ambiental, uma das preocupações da Prefeitura é oferecer a inclusão social aos detentos do regime semiaberto. Todas as mudas foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e “Dr. Antônio Souza Netto”, em Aparecidinha; além daquelas já existentes no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

Mudas restantes

De acordo com a Sema, uma equipe de 30 reeducandos estão atuando, desde a manhã desta segunda-feira (10), na área do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, onde foi realizado o Megaplantio. A previsão é que o plantio esteja finalizado até sexta-feira (14).

Além de plantar as mudas, os reeducantos estão corrigindo os eventuais erros de plantio e aplicando um fertilizante químico. Em seguida, é colocado adubo orgânico na área de plantio, que é muito importante para o desenvolvimento das mudas.

Fonte: [ Ciclo Vivo ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Árvores, Estudos, Eventos, Meio Ambiente, Mudas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s