Plantas podem pensar, falar e ler pensamentos, afirma novo estudo

ct-plantas-podem-pensar-900x600

Pesquisas científicas evidenciam que plantas possuem memória de longo prazo e até sentimentos

Por Tara MacIsaac, Epoch Times

Uma nova pesquisa feita por uma equipe científica da Universidade do Oeste da Austrália (UWA) mostra que as plantas possuem memória de longo prazo. Isso dá embasamento ao estudo que evidencia que as plantas têm processos mentais de alto nível, incluindo a capacidade de sentir medo e felicidade, de se comunicar e de ler mentes.

O Príncipe Charles disse uma vez que ele falou com plantas e elas responderam. Como apontou um [ artigo da Revista Economist ] sobre a nova pesquisa de memória das plantas, o Príncipe Charles foi um pouco ridicularizado por sua declaração, mas talvez em breve ele seja justificado.

Listamos abaixo um resumo das características mentais das plantas:

1. Plantas possuem memória de longe prazo

A Dra. Monica Gagliano liderou o estuda da UWA, que foi publicado na revista Oecologia.

Ela e sua equipe fizeram com que um vazo de plantas caísse em uma espuma de uma altura que chocasse as plantas, mas que não fosse machucá-las. Eles também queriam ver se as plantas poderiam se lembrar desse fato durante um período de tempo prolongado.

As plantas pararam de reagir após algumas quedas, mostrando que tinham aprendido que a ação não era perigosa. Os pesquisadores faziam os testes tendo a certeza de que as plantas não estavam cansadas e que pudessem reagir, eles aplicavam diferentes estímulos aos quais as plantas reagiam instantaneamente.

Os testes foram realizados em várias plantas durante diversos períodos de tempo.

Algumas plantas foram deixadas em repouso durante 28 dias após o teste das quedas. Mesmo depois desse tempo, as plantas ainda se lembravam da lição que aprenderam e não reagiram a queda, embora tenham reagido a outros estímulos.

Como as plantas podem pensar sem cérebro?

Embora as plantas não tenham cérebros e sistemas neurais que estão presentes em outros seres com faculdades mentais superiores, os pesquisadores estão começando a criar hipóteses de sistemas alternativos. Por exemplo, a revista Economist explica que as plantas possuem percursos bem formados, através dos quais podem transmitir a informação na forma de sinais elétricos.

2. As plantas têm sentimentos

Cleve Backster começou seus experimentos com a planta Draceana (Cortesia de Cleve Backster)

Cleve Backster começou seus experimentos com a planta Draceana (Cortesia de Cleve Backster)

O falecido Cleve Backster fez uma descoberta surpreendente em 1966, que começou com a onda de pessoas falarem com suas plantas em casa.

Backster era um ex especialista de detector de mentiras da CIA. Ele desenvolveu técnicas de polígrafo que são utilizadas até hoje pelas agências do governos e exército dos EUA. Ele realizou um experimento em Plantas do Dragão (Dracena), que é detalhado em seu livro “A vida secreta das plantas”.

Ele pegou duas Dracenas e conectou uma delas a um detector de mentiras. Ele chamou uma pessoa para pisotear a outra planta. Quando isso aconteceu, o polígrafo mostrou que a planta conectada ao detector de mentiras ficou com medo.

Backster foi ainda mais além. A planta que mostrou medo foi testada novamente. Várias pessoas entraram na sala onde a planta estava, incluindo a pessoa que havia pisoteado a planta. O polígrafo não mostrou nenhuma reação para com as outras pessoas, mas quando a pessoa que havia pisoteado a planta entrou na sala, ela mostrou medo novamente. Ela pareceu reconhecer a pessoa.

Backster também descobriu que as plantas ficam felizes quando recebem água, e elas possuem até a habilidade do ler pensamentos.

3. Plantas podem ler mentes

Uma vez, quando Beckster estava pensando em qual experimento iria fazer, ele pensou em queimar as folhas da planta e ver a reação delas. Assim que ele teve esse pensamento, o polígrafo mostrou que a planta estava com medo.

O Epoch Times realizou uma entrevista com Backster antes de sua morte. Leia a série de dois capítulos: [ Percepção Primária: a vida secreta das plantas ].

4. Plantas podem falar

A comunicação entre plantas é um campo crescente de estudos. A Dra. Gagliano conduziu uma pesquisa recente sobre o tema. Em um [ estudo publicado no Jornal de Oxford ] em 2012, Gagliano explicou que há muito tempo já se sabe que as plantas produzem ondas sonoras.

Muitos pensaram que essas ondas sonoras eram subprodutos da reação de desidratação das plantas, ao invés de comunicações intencionais. Mas Gagliano não pensa assim.

Ela olhou para as formas que as plantas se comunicam. O processo amplamente conhecido que cria as ondas sonoras se chama cavitação. Isso acontece quando as plantas são desidratadas e a coluna de água é forçada. Gagliano disse, no entanto, “Os sons que as plantas emitem são tão diversos e numerosos que sempre pareceu muito estranho cada som ser relacionado à cavitação, e na verdade, novas evidências mostram que as plantas geram sons independentemente de desidratação ou cavitação”.

Ela citou uma pesquisa que mostra que algumas sondas sonoras poderiam ser criadas por um sistema de espuma das condutas do xilema.

“Embora os mecanismos utilizados por animais para sentir o ambiente e se comunicar uns com os outros tenham sido objeto de intenso interesse científico, o estudo sobre a comunicação das plantas existe, mas ainda não está avançado e reconhecido”, escreveu Gagliano. “Isto é particularmente o caso de bioacústica das plantas; e é surpreendente, quando nós consideramos que a habilidade de sentir sons e vibrações é uma antiga modalidade sensorial filogenética que existe por trás da organização comportamental de todos os organismos vivos e suas relações com o ambiente”.

Fonte: [ Epoch ]

Anúncios

17 Comentários

Arquivado em Curiosidades

17 Respostas para “Plantas podem pensar, falar e ler pensamentos, afirma novo estudo

  1. certa vez um professora(crudivorista e alimentação desintoxicante) comentou que ganhou uma planta de vaso da mãe dela, só que o apartamento o qual morava já estava cheio de plantas e ela pensou em dá a planta para alguém, no dia seguinte nasceu algumas plantinhas as quais são comestíveis(com isso ela entendeu que a planta não queria ir para outro lugar(sentiu a energia(sutil) e arrumou um lugar no apartamento para a planta), ou seja, as plantas conseguiram se comunicar com ela.

    Curtir

  2. Certa vez estava em uma mata tropical a meditar, assim que terminei minha meditação quando abri os olhos comecei a sentir todo o ambiente, pude contemplar os movimentos das arvores intencionalmente para mim, era como se elas pudessem aproveitar o vendo e dançar diante dos meus olhos, foi algo incrível que nunca mais esqueci !

    Curtir

  3. Helden Nunes

    Reduzam o consumo da cannabis… vcs estao ficando esquizofrenicos!

    Curtir

  4. Eu deixei um vaso de antúrio na pia para molhar. Depois de um tempo entrei na cozinha para ir a área de serviço e o antúrio enviou uma energia forte para mim. Olhei e não consegui compreender. Ai esqueci. Retornei e novamente aconteceu isso… parei, olhei
    para ela e não captei o que ela queria falar comigo…

    Curtir

  5. Camille Guimarães

    Du balacobaco mano!!!

    Curtir

  6. Carolina

    com todos esses comentários estou começado a ficar com medo das plantas.

    Curtir

  7. Sarka

    ha tempos atras, pessoas que diziam que a terra eh redonda e gira ao redor do so, tb eram tidas como esquizofrênicas…muita coisa tem mudado e vai mudar mais ainda, mente aberta eh o caminho para a evolução humana, Helden…existe muito mais alem do que os seus conceitos firmados podem observar!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Que ela pode falar..hm…não sei não… Depois de um ácido até um cachorro começa a falar ehuaheuhauhuehae só se for em outro plano que elas tenham esse poder, pelo menos aqui na Terra duvido que eles possam afirmar que alguma planta algum dia pronunciou alguma palavra. Mas independente disso, mesmo sendo plantas acho que merecem toda a atenção e carinho, assim como os animais, crianças, idosos e tal…A mídia é uma coisa muito louca, se eles colocam uma notícia na internet ou na televisão nós vamos acreditar na hora, mas porque devemos acreditar tão cegamente assim em tudo que a mídia diz? Acho isso um absurdo. Na verdade, acho que muitas coisas que pensamos existir, já ter existido ou que aconteceu foi pura invenção da mídia. Programas de televisão é uma farsa também, reparei isso vendo o ‘Agora é tarde’, a impressão que dá é que os entrevistados ou o próprio apresentador começa a contar casos inventando por eles mesmos e a platéia começa a rir e deve acreditar nessas idiotices.
    Doenças loucas que aparecem do nada, são anunciadas nos jornais, televisão, isso e aqilo a porra que for e rapidamente eles anunciam a vacina, parece que eles criam a própria doença e criam a própria vacina. Televisão é uma farsa, internet é uma farsa. Olhe esses rostos sorridentes no facebook, muitos na verdade devem estar chorando de frente pra tela, com depressão, triste da vida olhando pra janela e pensando se pula ou não, mas posta ” SE SENTINDO ABENÇOADO” ” SE SENTINDO FELIZ” Aí as pessoas vão lá e curtem sendo que em alguns casos é pura mentira. Não dá pra confiar…

    Curtir

    • As vezes a gente fica assim filosofando ne!? Ai viaaaja…
      Isso eh uma pesquisa e nao uma campanha de amor a vida vegetal, o proprio pesquisador ia por fogo na planta e pediu alguem para pisar na planta… tudo bem q isso pode ser usado para o fim de campanha, mas eh na verdade a apresentacao de uma pesquisa.
      Ninguem disse q a planta dizia palavras (senao q lingua seria?), disseram q ela fala… assim como as baleias sabe? Os passaros, cachorros e gatos tbm… eu concordo q eles poderiam ter usado um termo diferente tipo “as plantas podem se comunicar”.. “falar” da mesmo a impressao de palavra falada.
      Agora.. q doenca q eles inventaram e q surgiram vacina logo depois? E pra vc ter citado isso como uma coisa q acontece com frequencia eu queria q vc citasse pelo menos dois casos por favor.
      E q diabos vc fica ai se perguntando se seus amigos do facebook parecem felizes ou sao na realidade???? Vc nao tem nenhuma outra situacao na sua vida q mereca sua atencao mais do q esse monte de baboseira q vc fica ai pensando?? Se vc gosta tanto de pensar, procure algo mais produtivo pra pensar, alguma coisa q vai te trazer algum beneficio no futuro…
      Essas coisas q vc falou ai so fez vc parecer q vc esta sob efeito do tal acido q vc mencionou ai no inicio…

      Curtir

  9. E eu prefiro conversar com elas que qualquer outro ser humano… Por que elas sabem ouvir! Assim como a minha amada Lua…

    Curtir

  10. Neano

    Putz, agora os vegetarianos estão encurralados! Se plantas tem memória, sentimento, empatia e comunicação, então não há nenhuma diferença entre se alimentar de vegetais ou animais! E agora? Comer pedra? Viver de luz?

    Curtir

  11. Cleo Bittencourt

    E agora ,o que eu vou comer ? Plantas tem sentimentos, falam,pensam e até leem pensamentos? Pare o mundo que eu quero descer…

    Curtir

  12. clauso bernardes

    Eu acho que ,e o momento que cada ser está passando,é a sensibilidade individual do seu crescimento para com a natureza .se muitas pessoas podem se comunicar com os mortos com os espiritos podem pensar que estão recebendo mensagem das plantas .na realidade estão com o canal aberto para receber mensajem da natureza.,e proibido ,não.,e merecimento.

    Curtir

  13. Pingback: Plantas podem pensar, falar e ler pensamentos, afirma novo estudo | AquidauanaMais

  14. Nivaldo

    Espetacular. Seres vivos quintessenciados. Tinha a intuição de que isso fosse mesmo possível. Faço idéia do que não devem pensar do homem como top dez da evolução dos seres vivos. Principalmente quando devasta as florestas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s