Financiamento coletivo: projeto Multiplica!

multiplica-600

Multiplicar sementes, conhecimento, sabedoria, respeito, diversidade, cultura e iniciativas.

Projeto itinerante que promove o fortalecimento e multiplicação das sementes crioulas valorizando a sabedoria ancestral, através de ações para a troca de conhecimentos e registro de iniciativas, integrando comunidades tradicionais e ecovilas.

Conheça melhor nossa proposta e colabore como puder
http://catarse.me/pt/multiplica

a-multiplicacao

siganos

estamos-escutando

Cada dia somos mais os que percebemos a necessidade de uma mudança em nossa maneira de viver como sociedade. As cidades já não se sustentam… Talvez por isso cada vez mais surgem novas ecovilas no Brasil. Um êxodo urbano se iniciou, e com isso, muitas iniciativas interessantes, porém, precisamos nos informar para que estas não interfiram de maneira negativa na biodiversidade local.

Conhecendo bem a terra e reconhecendo os povos locais podemos evitar colapsar os espaços preservados ou esgotar os recursos naturais que ainda existem.

somos-apenas

Este projeto é uma parceria entre Lowconstrutores descalzos e Raiz das Imagens, dois coletivos que vem trabalhando há algum tempo em comunidades indígenas e centros de permacultura.

Somos dois filhos da terra, Bruno (Lowconstrutores), um bioconstrutor e agrofloresteiro e Rodrigo (Raiz das Imagens), um cineasta experimentador. Seguimos o fluxo, caminhando pelo Brasil onde a Mãe Terra clama por atenção e respeito.

itinerario

Esta viagem de integração busca recursos para realizar a itinerância tendo como principais núcleos de pesquisa e ação alguns lugares onde vêm sendo realizadas iniciativas importantes de sustentabilidade ou práticas seculares de subsistência.

(Entre todos os pontos do itinerário, temos como pontos intermediários sítios de produção familiar e pequenos locais de grande sabedoria)

Descrevemos em tópicos, para ficar mais fácil entender o que fazemos e propomos para esta itinerância:

  • Ações/oficinas – realizar práticas efetivas (permacultura, agrofloresta, bioconstução, eco saneamento, etc…) em comunidades que tenham uma demanda imediata, proporcionando a troca de conhecimentos.
  • Registro/oficinas de vídeo – realizar registro das iniciativas, sempre procurando integrar na “equipe” de vídeo os jovens destas comunidades interessados nesta prática, e com isso poder motivar os mesmos a valorizar suas próprias práticas.
  • Troca de sementes – coletar, intercambiar, doar e multiplicar sementes crioulas, servindo de ponte entre estes diferentes grupos.
  • Projeção / Debates / Conscientização – gerar debates nos lugares visitados a partir de projeções das práticas e ações realizadas no decorrer da caminhada e material de arquivo relacionado.
  • Itinerância / Continuidade – deixar esta “semente da integração” plantada nos lugares onde passamos, nomeando os “guardiões da terra” em ecovilas como responsáveis por multiplicar as verdadeiras sementes crioulas dos “sábios da terra”, que logo serão distribuídas na região. Semear a união, o respeito, a biodiversidade e o conhecimento.
  • Canal de difusão – criar um canal livre de difusão das iniciativas (website/blog) e através deste meio, abrir uma conexão com as pessoas que tenham objetivo de colaborar como “semeadores” ou “guardiões” e ampliar a rede de sementes.

os-6-lugares

pequenas-acoes2

Financiamento Coletivo

Não conseguimos ficar parados. O tempo todo estamos caminhando, conectando as pessoas e a natureza, pela liberdade dos nossos filhos. E como isso é algo que gostamos tanto, não podemos guardar só para nós, precisamos compartilhar com todos.

Assim foi como buscamos o financiamento coletivo! Contando com este apoio de todos, para tornar possível as ações, registros e metas deste projeto. Necesitamos este recurso mínimo de R$21.900, que nos permitirá realizar esta caminhada em busca da sabedoria e das sementes.

Conheça melhor nossa proposta e colabore como puder
http://catarse.me/pt/multiplica

separa-baixo

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alimentos, Biodiversidade, Cultivo, Ecologia, Entrevistas, Etnobotânica, Parcerias, Projetos

Uma resposta para “Financiamento coletivo: projeto Multiplica!

  1. zeosternio mendonça façanha

    Boa Noite ! Meu nome é Zeosternio,Mesmo antes de ser agrônomo já não tinha a forma de pensar de forma convencional.Gostaria de acompanhar o trabalho deste grupo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s