Bebida ‘estranha’ feita com nabo japonês poderia curar infecções e a gripe suína

550

A bebida probiótica é feita a partir de um tradicional nabo japonês em conserva.

Ele teria a capacidade de prevenir a gripe, dizem os cientistas. Uma nova pesquisa sugere que as moscas que ‘lambem’ o nabo, tornam-se imunes a alguns microrganismos graças aos Lactobacillus encontrados em uma conserva de nabo japonês, também chamado de Suguki. Além disso, estima-se que ele possa combater vírus.

Pensa-se que essas bactérias possam impedir que as cepas mais virulentas da gripe, bem como a H1N1 (conhecida como gripe suína) e a H7N9 (a gripe aviária descoberta recentemente na China) infectem o corpo humano.

A bebida contém a cepa KB290 e ela está sendo estudada em seres humanos e em ratos. Os fãs do vegetal alegam há muitas décadas que o nabo japonês tem propriedades de ‘superalimento’, mas somente agora os pesquisadores tiveram a curiosidade de pesquisá-lo em laboratório.

Naoko Waki, que pesquisou as bactérias do nabo da empresa Kagome, disse: “Nossos resultados mostram que, quando uma determinada cepa de bactéria (Lactobacillus brevis) é engolida por camundongos, os pequenos mamíferos ganham propriedades protetoras contra infecções de vírus da gripe”.

Os resultados do estudo foram publicados no jornal Letters in Applied Microbiology. Eles mostram que uma classe de açúcares chamada exopolissacarídeos forma uma camada que protege as bactérias contra o suco gástrico dos animais, permitindo passarem vivas até o intestino.

“Sabemos que os exopolissacarídeos têm efeitos imunológicos em outras bactérias semelhantes, por isso nós queremos saber se os mesmos encontrados na KB290 (Lactobacillus brevis) são os responsáveis pelo efeito que observamos”, disse Waki

A pesquisa mostrou que as bactérias estimularam o corpo dos roedores a produzirem mais anticorpos para combater a gripe.

Fonte: [ Jornal Ciência ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Alimentos, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s