20 antibióticos naturais e alimentos que melhoram a imunidade

alho

1) ALHO

Doenças que previnem: diarreias (Campylobacter) e úlcera de estômago (H. pylori).

Atuação: contém alicina, que é responsável por seu aroma. Estudos da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, mostraram que um derivado da alicina rompe o filme protetor da Campylobacter e muda sua estrutura enzimática até matá-la. A Campylobacter é conhecida por contaminar alimentos e provocar diarreia. “É um indicativo de que o alho pode ser utilizado como antibacteriano natural, além de proteger a comida”, diz Xiaonan Lu, microbiologista e autor da pesquisa. A alicina ainda atua sobre o RNA da H. pylori, causadora de úlceras e do câncer de estômago.

Uso: como tempero de carnes e para refogar pratos quentes.

Quantidade sugerida: 600 mg de alho por dia, o equivalente a 1 dente cru.


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2) EQUINÁCEA

É um antibiótico natural, a equinácea ajuda a combater bactérias, vírus, fungos e outros micróbios causadores de doenças. A equinácea estimula de várias formas o sistema imunológico que é fundamental na luta contra as infecções. Além disso, estimula a produção celular de uma substância denominada interferon (um antiviral natural).

Como esses efeitos são relativamente efêmeros, é melhor tomar a equinácea em intervalos frequentes – até de duas em duas horas durante infecções agudas.


gengibre

3) GENGIBRE

O gengibre é uma verdadeira panaceia para a saúde. Atua como um desinfetante do organismo, impedindo que os germes se desenvolvam.

Pode ser consumido fresco, como um alimento em si, ou sob a forma de especiarias e condimentos, depois de ser secado e reduzido em pó.

Antigamente, o gengibre era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta.

Tem uma ação anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço de gengibre.

No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal.

Por ser um alimento termogênico não deve ser ingerido por quem tem pressão alta.


propolis

4) PRÓPOLIS

A propolis é um antibiótico natural isento de efeitos colaterais.

As propriedades terapêuticas da Propolis foram descobertas em tempos remotos. Já os antigos egípcios a utilizavam para cuidar do aparelho respiratório, de estados gripais, infecções de pele, cicatrização de feridas e outras infecções variadas.

A própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e consipações. O seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e renites.

Não pode ser ingerido por muito tempo seguido porque acaba agindo, também, contra as bactérias que são importantes para o bom funcionamento do organismo.


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5) AÇAFRÃO

O açafrão é extraído dos pistilos de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. Para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150 mil flores.

Tem propriedades antidepressivas, antiespasmódicas e sedativas. Como infusão, usa-se no tratamento da asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga. No combate às hemorróidas é usado como cataplasma quente.


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6) ORÉGANO

O orégano é um tempero conhecido no mundo inteiro. Mas além do sabor e do aroma marcantes, essa erva também é muito benéfica para a saúde. Ele é rico em substância bactericidas e, por isso, previne uma série de doenças. O orégano também contém antioxidantes, que reforçam o sistema imunológico e combatem os radicais livres. Basta adicionar as folhas cruas ou secas em suas receitas para aproveitar todos esses benefícios.

Estimulante das funções gástricas e biliares, funciona como sedativo, diurético e expectorante. Folhas frescas amassadas podem ser usadas em compressas para aliviar inflamações. Também é carminativo, emenagogo e diaforético. Bom para dores reumáticas, parasiticida, tem uma acção estimulante sobre o sistema nervoso. O chá morno pode ser usado em bochechos para aliviar dores de dentes, inflamação de gengivas e mucosas. Infusão é recomendada para as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade.


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7) AZEITONA

Fornecerem potentes antioxidantes, como a vitamina E e os compostos fenólicos. Estas moléculas neutralizam os radicais livres, altamente instáveis e oxidantes, protegendo da oxidação as células do nosso corpo. Lembrem-se que a vitamina C (antioxidante) do sumo de limão consegue evitar que fique castanha (por oxidação) uma maçã descascada deixada ao ar.


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8) SEMENTES DE UVA

As sementes de uva são utilizadas para tratamento de problemas relacionados com o coração e vasos sanguíneos, como arteriosclerose, pressão alta, colesterol alto, e má circulação. Outras razões para usar as sementes de uva incluem complicações relacionadas a diabetes (como danos aos nervos e olhos), problemas de visão (como degeneração macular), e inchaço após lesão ou cirurgia. O extrato de sementes de uva também é usado para prevenção de cancros e cura de feridas.


cebolinha

9) CEBOLINHA

A cebolinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, sendo, assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite.


cebola

10) CEBOLA

Doenças que previnem: intoxicação alimentar provocada por Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

Atuação: uma pesquisa in vitro realizada pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que extratos de cebola podem inibir o crescimento de uma grande variedade de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Isso graças a duas propriedades antioxidantes conhecidas como quercetina (encontrada em maior quantidade na cebola roxa) e campferol.

Uso: utilize a cebola para temperar carnes, vegetais e como ingrediente de maioneses, que são vulneráveis à contaminação por bactéria.

Quantidade sugerida: 1 cebola média por dia.


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11) MEL

Doenças que previnem: intoxicação alimentar (Staphylococcus aureus) e úlcera gástrica (H. pylori).

Atuação: contém uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, de conhecida ação antisséptica. Pesquisadores da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, comprovaram que o mel destrói cepas da bactéria Staphylococcus aureus. A ação é similar à descoberta pela Universidade King Saud, da Arábia Saudita, contra a H. pylori.

Uso: como adoçante de sucos, cafés, iogurtes e sobremesas. Também pode ser utilizado para conservar frutas em compotas.

Quantidade sugerida: 1 colher (sobremesa) por dia.


inhame

12) INHAME

Fortalece o sistema imunológico e ajuda a ganhar massa muscular. Pode ser preparado como purê, sopa, frito ou cozido. A sopa é ótima para combater resfriados, bronquite e pneumonia. É feita com inhame cozido e duas colheres de sopa de alho cru moído por cima.

Deve ser temperada com pasta de soja (missô) e tomada quente, uma vez por dia. Uma porção da mesma sopa, bem grossa, pode ser colocada entre duas gazes e aplicada sobre os pulmões, para ajudar na recuperação de bronquite e pneumonia.


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13) LIMÃO

Doenças que previnem: gastroenterite (Salmonella typhimurium).

Atuação: pesquisa da Universidade Shivaji, da Índia, publicada na British Journal of Pharmacology and Toxicology, mostrou que os flavonoides da casca do limão possuem ação bactericida contra Salmonella. O alimento ainda contém outros antioxidantes, como eriodicitol, hesoeretina e d- limoneno.

Uso: limpe e rale a casca. Use-a em sucos, doces e saladas.

Quantidade sugerida: uma unidade por dia.


canela

14) CANELA

Uma espécie que não deve ser considerada apenas como ingrediente para dar sabor aos doces e sim, como um tesouro de propriedades benéficas úteis para a nossa saúde. Alivia a dor menstrual, é um bactericida natural, reduz a dor causada pela artrite, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e é um remédio natural contra resfriados e dores de garganta.


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15) ROMÃ

Doenças que previnem: cáries (Streptococcus mutans) e intoxicação alimentar (B. cereus)

Atuação: não se sabe ao certo a razão, mas uma pesquisa da Universidade Pace, nos Estados Unidos, mostrou que o suco da romã diminui consideravelmente os micro-organismos que vivem na boca.

Consumir suco de romã nos ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Além disso, os antioxidantes presentes nesse suco podem evitar a formação de placas nas paredes das veias e artérias.

Uso: fruta in natura ou como suco

Quantidade sugerida: 1 unidade ou 1 copo de suco por dia.


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16) AGRIÃO

Além de ser uma boa fonte de ferro e iodo, evita a invasão das bactérias. Deve ser consumido cru, em saladas. O chá de agrião é bom para quem está resfriado.


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17) ÓLEO DE COCO

Doenças que previnem: candidíase (Candida albicans) e cáries (Streptococcus mutans).

Atuação: ao ser digerido, o óleo de coco inibe a proliferação de bactérias que vivem na boca. Quem descobriu o feito foi o Instituto de Tecnologia de Athlone, na Irlanda. A causa provável é que metade do óleo de coco é ácido láurico, precursor da monolaurina. Essa substância possui ação contra bactérias, vírus e protozoários.

Uso: como substituto do óleo de soja ou canola. Ele ainda pode ser misturado em vitaminas, usado para temperar saladas ou na receita de bolos e doces.

Quantidade sugerida: até 4 colheres (sopa) por dia.


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18) TAMARINDO

Doenças que previnem: enfermidades urinárias (Escherichia coli) e intoxicação alimentar (Staphylococus aureus).

Atuação: um estudo de 2006 publicado na revista científica Phytomedicine comprovou o potencial bactericida do tamarindo. Seu mecanismo de ação não está esclarecido, mas acredita-se que a razão do sucesso seja o ácido tartárico, também responsável por sua ação laxativa.

Uso: in natura ou como suco. Quantidade sugerida: até 3 copos por dia (lembrando que a fruta é laxativa).


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19) EUCALIPTO

Doenças que previnem: infecções respiratórias.

Atuação: seus óleos essenciais impendem a adesão de micro-organismos nas mucosas do nariz e garganta, estimulando sua eliminação pelo corpo. É indicado principalmente para pessoas que ficam gripadas com facilidade.

Uso: como chá quente ou gelado. Cada 1 colher (chá) da planta rende 1 xícara. A planta pode ser batida ainda com suco de frutas ou consumida como xarope, a partir de uma calda de açúcar.

Quantidade sugerida: 2 xícaras do chá por dia.


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20) ALGAS

Ricas em sais minerais, clorofila e iodo. Ajudam o organismo a combater infecções. A mais popular é a kombu (vende em casas de produtos naturais), que pode ser frita ou usada em sopas.

A spirulina (à venda em cápsulas) atua como um desinfetante natural do organismo, matando os germes.

A ágar-ágar (gelatina natural) desintoxica e fortalece unhas e cabelos e pode ser misturada com frutas.

___
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

http://www.tudosobreplantas.com.br

http://cuidandocomamor.blogspot.com.br/2011/04/propolis-antibiotico-natural-isento-de.html

http://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/36-10-alimentos-e-ervas-que-sao-verdadeiros-antibioticos-naturais

http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/conheca-os-antibioticos-naturais/106/

http://guineveremedicina.blogspot.com.br/2009/05/antibioticos-naturais.html

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30 Comentários

Arquivado em Alimentos, Curiosidades, Doenças, Medicamentos, Plantas Medicinais

30 Respostas para “20 antibióticos naturais e alimentos que melhoram a imunidade

  1. Dalva

    Muito boa a matéria…. obrigada.

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  2. Pablo

    Seria bom corrigir o termo “antibacteriana”. Bactericida é o termo correto para uma substância que mata uma bactéria. O prefixo “anti” muda o sentido da palavra. Então o correto é bactericida ou antibacteriano.

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  3. Olavo Neves

    Faço uso da maioria desses alimentos e com certeza funcionam. Viva a mãe natureza.

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  4. Marta

    Adorei a matéria , parabéns! muito grata!

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  5. Cris Rodrigues

    Adorei, muito explicativa, uma maneira clara, objetiva de explicar.

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  6. Eurico Gomes

    Muito bom o trabalho de vocês, já estou compartilhando!!

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  7. Pingback: 20 alimentos naturais que são antibióticos e melhoram imunidade – essencialnatal

  8. Antonio Carlos Giglio

    Parabéns pelos assuntos de grande importância. Fico saciado por informações inteligentes

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  9. Pingback: 20 antibióticos naturais e alimentos que melhoram a imunidade | Alicexam

  10. Lúcia

    Ótima matéria! Parabéns. Deus abençoe.

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  11. Marta Lopes

    Me preocupei pois pelo que sei o eucalipto não deve ser ingerido.

    Marta Lopes
    11/02/2016

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  12. Amei o blog! 😀 *—* Parabéns pelo trabalho ^^

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  13. Pingback: 20 antibióticos naturais e alimentos que melhoram a imunidade | MCNabuco's Blog

  14. Nilmar Arbex de Castro

    Sobre o eucalipto: existem mais de 800 espécies (de ocorrência natural) sendo que apenas 20 espécies produzem óleos essenciais, e destas, poucas são utilizadas para fins medicinais, sendo que a principal é Eucalyptus globulus. Algumas podem causar intoxicações (palpitações, irritações das mucosas entre outras, como o Eucalyptus citriodora – mais comum nas regiões). Cuidado ao usar.

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  16. Para potencializar o efeito antibiótico do alho,deve se:amassar um “dente” para cada 20 kg de peso da pessoa e deixar num copo com água por uma noite.Depois de beber água,um gole de sumo de um limão é aconselhável e os dois fazem bem a saúde.Acreditem!

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  17. Maria Bezerra do Nascimento

    tomo chá de eucalipto desde pequena, inclusive por prazer, e nunca soube que era prejudicial.

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  18. Zenaide Correia Bernardes Ferrari

    ,Faço uso de vários desses produtos, essa publicação veio aumentar meus conhecimentos. Muito obrigada. Adorei!

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  19. Pingback: Links interessantes da semana #26 |

  20. Pingback: 20 antibióticos naturais que melhoram sua imunidade | Vida Simples

  21. Pingback: 20 antibióticos naturais e alimentos que melhoram a imunidade - Soul do bem

  22. antonio

    onde encontrar suco de romã?

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  23. Pingback: Conheça 30 alimentos que previnem muitas doenças – Expõe.pt

  24. Vera Lúcia

    Dicas maravilhosas..dicas de alimentos funcionais. …amo tudo isso…..adoro esse tipo de alimentação. .

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  25. Ah, que delícia de matéria, muita coisa boa e informativa. parabéns!
    Temos uma página que tratamos também deste assunto e temos alguns outros exemplos, dá uma olhada depois.

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