Um papo rápido sobre “ORGÂNICOS”

A maior parte dos agrotóxicos está na casca dos alimentos. Então… Tem certeza que a sua compostagem é #orgânica?

Entendo que o composto, para ser orgânico, deve ser feito com cascas e restos de vegetais cultivados também de forma orgânica, sem agrotóxicos, respeitando a Natureza.

A palavra “orgânicos” talvez precise – urgente! – de uma atualização, pois ao meu ver vem sendo utilizada substituindo um sentido mais amplo, mais relacionado a “viver de forma cooperativa”, sem agressões permanentes ao meio ambiente, reutilizando o que for possivel e deslocando recursos de forma mais inteligente e sustentável, justamente pelo fato de compartilharmos TODOS dessa estrutura natural do planeta, nossa casa. Cuidar para que as próximas gerações possam viver aquil.

Quem quer plantar irá utilizar borrachas para irrigar, aço em ferramentas, cordas, madeiras, telas, os mais diversos produtos, até mesmo sementes, todos comprados, a não ser que queiramos fazer tudo isso (plantar, cuidar e colher) com as próprias mãos.

Que dá até dá.
Só que rola um pouco mais de trabalho.

Abraços agroecológicos!

Anderson Porto
www.TudoSobrePlantas.com.br

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Alimentos, Cultivo, Curiosidades, Fitoterápicos, Herbicidas, Orgânicos

3 Respostas para “Um papo rápido sobre “ORGÂNICOS”

  1. Já dizia Primavesi…

    “A agricultura orgânica sustenta-se pelo composto. Por isso ela fica muito trabalhosa e reduzida, porque não existe material para fazer composto para áreas maiores. Além disso, acredita-se que qualquer composto, por exemplo de lixo orgânico urbano, é orgânico. De certo não representa um sal químico, mas ele é tão impuro, tão contaminado por agrotóxicos, que fornece mais tóxicos às plantas do que receberiam pelas pulverizações. Normalmente se usam cama de frango de granjas convencionais, bagaço de laranja ou cana de fazendas convencionais, folhas e cascas de verduras e frutas (lixo urbano), e depois se acredita possu um produto orgânico.”

    Curtir

  2. Frederico Bandeira

    Existe na realidade uma grande confusão sobre o assunto de “produtos orgânicos”. Para facilitar a compreensão, para produzir alimentos orgânicos e revende-los é necessário a certificação emitida por órgãos competentes, e para consegui-la é necessário enquadrar-se em parâmetros muito rígidos e ” relativamente” complexos. Na Região dos Lagos, por exemplo, podemos dizer que o número de produtores de Alimentos Orgânicos é tão pequeno que é possível conta-los com os dedos de apenas uma das mãos.No entanto, existem muitos produzindo alimentos agroecológicos com boa qualidade.

    Curtir

  3. mercedes les

    É mesmo! Só agora é que vi essa explicação .Pesquisei sobre adubos caseiros..Santa ignorância a minha. Se não estou utilizando produtos orgânicos para o adubo, não é orgânico. Juntei casca de bananas, deixei secarem, borra de café e casca de ovos., só as cascas de ovos são orgânicas. Vou ter de procurar pó de cafe e banana orgânica. Pior é minha irmã que está fazendo chorume com cascas de frutas e verduras e legumes cheios de agrotóxicos. Falo para ela jogar fora? E se lavar antes , o agrotóxico é eliminado ou não? Queríamos umas frutinhas e um jardinzinho sem agrotóxicos . . Não é porque é caseiro , que será orgânico . E os orgânicos são bem caros.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.