Fim do portal Tudo Sobre Plantas e proposta de recriação comunitária do projeto

Pessoal, Anderson Porto lhes escrevendo. Bem… Se você estiver interessado no rumo que o projeto está tomando, é uma boa ler.

20160502_054143_recorte

O projeto Tudo Sobre Plantas, como o conhecíamos, acabou.

Para mim foi muito bacana poder levar adiante a ideia que tive, por tanto tempo. Foram 16 anos e quase 1 mês.

Aprendi muito e creio que todos que participam dele também aprenderam.

Por causa da falta de verbas para manter o projeto irei começar a fazer alguns desapegos.

A partir de amanhã começo algumas alterações no projeto e, dentre elas, a tendência é desativar meu PERFIL pessoal, mantendo apenas o perfil de trabalho no projeto Tudo Sobre Plantas.

Com isso, infelizmente, todas as postagens e fotos que postei com meu perfil pessoal, assim como os contatos que fiz no Facebook ficarão desativadas.

Pretendo me concentrar nas mudanças que tenho para fazer no projeto. O perfil de trabalho usarei apenas para postar lá na fanpage e acompanhar o que puder aqui no grupo de estudos.

A ideia final é colocar o projeto disponível de forma que ele possa ser mantido, atualizado e desenvolvido pela comunidade OPEN SOURCE. Para isso, incluí uma nova meta na captação, que visa liberar o código fonte e banco de dados do projeto, possibilitando a que quem quiser utilizar o portal para desenvolver aplicativos, listagens, consultas e aprimoramentos, o que precisarem, sempre com livre acesso.

Para mostrar o que pretendo fazer, criei um repositório para o projeto lá no Github.

https://github.com/acporto/tudosobreplantas

Estou recomeçando a aprender sobre open source, como funciona a comunidade Github, então se alguém tiver mais experiência nessa área vale entrar em contato comigo. Pra mim é um mundo novo.

O grupo do CURSO de Hortas continuará ativo sempre que meu perfil pessoal estiver disponível e estarei prestando a devida assessoria para aqueles que pretendem começar uma horta, ou aprimorá-las.

O curso é bem completo e pode ajudar quem está começando, principalmente com ideias e modelos para serem adaptados às condições de cada um. Irei recriar o curso fora do Facebook, para que possa ser acessado sem precisar do meu perfil.

Coloquei os terrenos que chamo de “sítio”, uma área com cerca de 3300m2 aqui em Araruama, para desapegar também. Se interessar é só entrar em contato comigo, via Whatsapp (+55 vinte e dois 9 oito oito zero zero 4470) ou e-mail (aporto72 @gmail.com).

Sobre o HORTO, o tempo de cultivo de mudas aqui acabou e ficarei apenas com visitação agendada para conhecer o espaço, caso alguém tenha interesse.

Pretendo fazer uma “queima de estoque”, oferencendo as plantas disponíveis por um valor bem acessível, mais adiante. Avisarei via fanpage do Horto quando ocorrer. Bem provável que aconteça início de dezembro.

Sobre o PORTAL, tive que reativá-lo uma última vez, para reiniciar o processo de encerramento da hospedagem no servidor atual.

A migração para uma nova plataforma e hospedagem, caso futuramente ocorra, só poderá ser feita depois que o projeto for colocado sob domínio público (meta 5) e recriado. Se chegarmos lá, ótimo.

Por agora, é o fim da renovação do SSL (domínio seguro) e o fim do portal Tudo Sobre Plantas como vocês conheciam. Aproveitem bem para acessar este último mês.

O que acaba: o formato atual do portal Tudo Sobre Plantas.

O que será mantido? blog, twitter, instagram, grupo de estudos e fanpage. Como ter acesso a Internet tem custos, irei mais adiante ver se dá para manter ou não.

Acontecendo mais apoios penso que dá para continuar a manter pelo menos essa parte funcionando.

Sobre as ÁREAS com hospedagem GRATUITA do projeto, são vocês que decidirão como estes espaços serão mantidos.

Se os espaços do blog, grupo de estudos e fanpage forem utilizados por vocês mais para troca de informações, blz… Continua tudo como está.

Caso utilizem as postagens e comentários apenas para enviar propagandas / compartilhamentos, sem acrescentar nada de informação útil ou dica que possa ao menos ser verificada acessando uma fonte, daí encerraremos o serviço de “estudos” do grupo e todas as áreas públicas do projeto passarão a servir como canal de comunicação do projeto, com postagens apenas dos editores e admins.

Sobre os editores, iremos iniciar a seleção de NOVOS EDITORES para o blog / fanpage do projeto. Caso tenha interesse em participar, entre em contato via perfil de trabalho do projeto (@anderson.porto.758399) ou fanpage (@tudosobreplantas).

E antes que alguém pergunte… Pode ser editor e ajudar com algum valor? Depois que for selecionado, sim. Pode!

Abraços!

Anderson Porto
https://apoia.se/tudosobreplantas

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias, Projetos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.