Procurei, procurei, procurei em todos os supermercados e mercearias de Araruama e necas… Como não consegui achar o tal óleo de coco resolvi aprender como que faz… fazendo!
A Elaine Giolo, do grupo de estudos, me enviou alguns links de vídeos de receitas, estudei as várias maneiras apresentadas e depois fiz.
De 4 cocos consegui fazer leite de coco, manteiga de coco e óleo de coco, além de muito coco ralado.
Comecei retirando a água perfurando o “olho” e retirando a água. Depois foi martelada para rachar e abrir. Descasquei o coco todo e cortei em pedaços. Preenchi metade do liquidificador com pedaços de coco e acrescentei água até cobrir. Ficaram alguns pedaços grandes, podia até bater mais mas preferi deixar assim mesmo. Depois de batido deu 3 jarras com essa quantidade aí. O conteúdo de cada jarra foi coada em pano, dentro de uma bacia. Tem que espremer bem! O que sobra é coco “ralado”. O líquido (leite de coco) foi para uma bacia. Tampei e deixei na geladeira por 24 horas. O que sobrou do coco coloquei em potes no congelador. Depois de 24 horas é hora de retirar a “nata”, também chamada de manteiga de coco. Para retirar os pedaços pequenos usei uma escumadeira. É com essa “nata” que se faz o óleo de coco. O que restou do líquido pode ser chamado de “leite parcialmente desnatado de coco”. Depois fritei a nata de coco em frigideira, fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos. Separei o óleo das partes brancas com uma espátula.
Ao final experimentei passar o óleo num coador. O resultado é um óleo perfumado, saboroso e muito saudável!

Abraços!
Anderson Porto
Projeto Tudo Sobre Plantas no APOIA.se!
Uma consideração sobre “Como fazer leite, manteiga e óleo de coco”