Receita de folhas de “Peixinho” (Stachys byzantina) fritas

Finalmente hoje pude experimentar as folhas da planta “peixinho” (Stachys byzantina) frita! Ela é chamada popularmente assim porque o formato das folhas lembra um “peixe” (depois de frita). E sim, fica muito saborosa!

Para fazer a receita é bem simples! Você irá precisar de:

  • Folhas frescas de Stachys byzantina,
  • 2 xícaras de farinha de mandioca,
  • 2 ovos misturados,
  • 2 pitadas de sal,
  • temperos em pó a gosto.

Para fazer é bem simples. Coloque óleo numa frigideira, leve ao fogo e deixe ficar bem quente! Misture temperos em pó na farinha. Usei açafrão, sementes de coentro moídas, pimenta e cominho.

Enquanto o óleo esquenta vá passando as folhas nos ovos misturados, depois na farinha temeprada, até cobrir bem. Reserve.

Coloque para fritar de 2 a 3 “peixinhos”, até que eles fiquem marrons, sem deixar queimar. Retire com uma escumadeira e coloque para secar em cima de folhas absorventes. Está pronto! 😋

Agora é deixar esfriar um pouco e saborear! E gente, fica uma delícia mesmo! Aprovadíssimo!

Almoço de hoje!

Abraços!

Anderson Porto
https://www.tudosobreplantas.com.br/

Plantas da Felicidade – Alimentos ricos em Triptofano

O cuidado com a alimentação é imprescindível para a manutenção de um estado equilibrado que chamamos de saúde. Tudo que ingerimos contribui para isso.

A seguir apresentamos alguns alimentos que possuem benefícios relacionados à felicidade – melhora de humor, combate à fadiga / cansaço mental, anti-oxidantes ou que melhoram o trato digestivo.

● GRÃO-DE-BICO

Do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É rico em proteínas, sais minerais, cálcio, ferro e magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B. O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

● BANANA

“Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina”. O fruto, além de alimento, combate a nefrite, hidropisia, inflamações de fígado, acidez gástrica e prisão de ventre.

● AVEIA

“Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas – fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano”.

● FOLHAS VERDE ESCURAS

(rúcula, agrião, couve e brócolis) “Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis”.

● ARROZ INTEGRAL

“Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo”

● SEMENTES (chia, girassol, abóbora, amendoim, castanha de caju, amêndoa, ervilha, linhaça…)

“Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal.”

● ALIMENTOS CÍTRICOS

“A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo.” A vitamina C presente nessas frutas favorece a conversão de triptofano em serotonina.

● ALECRIM

Erva da mente, erva da alegria e erva da felicidade. O chá de alecrim é estimulante digestivo, anti-espasmódico e contra reumatismo articular. Estimulante geral, hipertensor, estomáquico, anti-séptico pulmonar e béquico, carminativo, colagogo, colerético, emenagogo, anti-reumático, diurético. O alecrim possui a capacidade de controlar a dor articular e melhorar a função articular, modificando a resposta do corpo à dor.

● Funções do TRIPTOFANO

As principais funções do aminoácido triptofano, além de ajudar na formação do hormônio serotonina, são facilitar também a libertação dos componentes energéticos, para manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono.

Para combater a depressão pode se consumir alimentos ricos em triptofano e tirosina, pois a tirosina é outro aminoácido que ajuda na produção de outros hormônios, que melhoram o estado de alerta e a alegria.

Para controlar processos depressivos, que geralmente estão acompanhados por estresse, é recomendado o consumo alimentos ricos em triptofano e suplementos de ômega 3,pois o omega 3 também ajuda a diminuir a ansiedade e as perturbações do sono.

● Receita do CHÁ DA ALEGRIA

O chá da alegria leva ingredientes saborosos, nutritivos e com propriedades medicinais. Confira a seguir o passo a passo para preparar:

Ingredientes – Alecrim – Sálvia – Hortelã – Camomila – Canela – Semente de mostarda – Tomilho – Endro – Chá verde – Erva doce

Modo de preparo

1. Separe os ingredientes em porções iguais e misture tudo. No caso das especiarias, use uma xícara de café como medida.

2. Coloque uma colher cheia da mistura em uma xícara de chá. Você pode usar uma espécie de saquinho para adicionar as especiarias e ervas.

3. Adicione água quente e tampe. Deixe abafar por 3 minutos.

4. Beba, preferencialmente, durante à noite.

__ Fontes consultadas:

[1] http://www.vix.com/pt/bdm/medicina-alternativa/1815/alimentos-ricos-em-triptofano-sao-o-segredo-da-felicidade

[2] http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-triptofano/

[3] http://vidafit.com.br/blog/alimentos-para-estimular-serotonina/

[4] http://seligasaude.com/cha-da-alegria-do-globo-reporter-aprenda-a-fazer/

[5] http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/remedios-naturais-artrite.html