Alimentos que ajudam a reduzir e equilibrar a pressão arterial

“Quanto mais potássio a pessoa ingere, mais sódio ela perde através da urina. O potássio também ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que ajuda a baixar ainda mais a pressão arterial”

American Heart Association

O aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio é recomendado em adultos com pressão arterial acima de 12 por 8 e pode ser prejudicial para pessoas com doença renal .[2]

O ESPINAFRE é rico em minerais cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, manganês e zinco; vitaminas A, C, E e K, B6; além de proteínas e fibras. Entretanto, por conter uma grande quantidade de ácido oxálico, uma substância que pode desencadear a formação de cálculos renais, o espinafre deve ser evitado por indivíduos com tendencia a ter pedras nos rins. Espinafre deve ser sempre consumido cozido e ingerido com sumo de limão.

As sementes de ABÓBORA, torradas e sem sal, são excelentes fontes de potássio (809mg em 100g) e magnésio[*], além de melhorar o humor por causa do triptofano, precursor da serotonina.

A BANANA é bem conhecida como uma das grandes fontes de potássio. Sua ingestão (cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano e vitamina B6) favorece a liberação de hormônios ligados ao bem-estar e ajuda a relaxar os músculos, o que também contribui para o efeito hipotensor.

A água de COCO é rica em potássio (K) e ajuda a hidratar o corpo (repõe os sais minerais). Cada 200 ml de água de coco tem apenas 38 calorias e por isso ela não engorda.[3]

E quem não conhece as propriedades maravilhosas do ALHO? Ingerir 3 dentes de alho fresco por dia combate o colesterol ruim e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. A principal dica para potencializar os “milagres” do alho é picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida. Esse descanso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável por suas propriedades benéficas à saúde.[4]

Comer 1 fatia média de aproximadamente 200 g de MELANCIA durante 6 semanas consecutivas é uma boa forma de normalizar a pressão arterial.[5] As principais substâncias da melancia que são responsáveis por este benefício são a L-citrulina, o potássio e o magnésio. Além disso a melancia também é rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e cálcio, fósforo e licopeno, ótimos para nutrir e purificar o corpo. O suco deve ser feito com as sementes e coado.

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[*] O magnésio é um mineral vital para o organismo, sendo o segundo mais importante para o corpo humano (logo depois do potássio), pois atua na contração e relaxamento dos músculos, no controle dos níveis de glicemia e de pressão sanguínea, no fornecimento de energia, e também na produção de proteínas.[1]

Fontes consultadas:

Busca por informações: https://www.tudosobreplantas.com.br/

[1] https://www.ecycle.com.br/2809-semente-de-abobora
[2] https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/17-alimentos-que-ajudam-no-combate-da-pressao-alta/
[3] https://www.tuasaude.com/beneficios-da-agua-de-coco/
[4] https://segredosdomundo.r7.com/13-beneficios-do-alho-para-sua-saude/

Autor: Anderson Porto

Desenvolvedor do projeto Tudo Sobre Plantas

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