(Re)início do ciclo de experiências práticas no sítio Tudo Sobre Plantas

Foi preciso uma pandemia mundial para que eu desse início à mudança para o sítio, alguns lotes de terra que tenho em Araruama, RJ.

Já tinha começado, tempos atrás, construindo um canal e uma futura casinha, plantando alguma coisa ou outra. Tinha feito planos, desenhos, e tive que parar por falta de grana. A foto abaixo é de outubro de 2011.

O espaço é em declive, pouco acentuado, com muito capim numa parte, algumas árvores num dos cantos, uma jaqueira, duas mangueiras, duas árvores imensas de jamelão. O solo ainda praticamente todo de areia e areola.

Em abril de 2018 fiz um curso de Horta Comunitária Agroflorestal. Em janeiro de 2020 fiz um curso de Permacultura e um de Bioconstrução. Decidi que era a hora de migrar para o sítio em abril deste ano e começar a plantar alimentos.

Óbvio, está sendo uma fase de transição para mim, sair da cidade e ir morar no campo, com todas as dificuldades e prazeres inerentes.

Comecei preparando uma rotina diária, pontos de atuação e fiz uma lista de coisas a fazer. Comprei uma roçadeira para abrir caminhos e juntar capim; e uma pequena motoserra, para poder fazer podas e coletar madeira para as hortas.

Hoje, 4 de maio de 2020, a casinha está só no tijolo e laje. Uma cozinha e um quartinho em cima. Falta um banheiro.

Como estava o espaço da horta.

Estou fazendo canteiros para uma horta unindo algumas técnicas agroflorestais e de canteiros elevados (Hügelkultur) e pretendo formar diversos canteiros para mostrar algumas características que influenciam no resultado dos vegetais cultivados.

Visão da janela
As pequenas “ruas” que fiz roçando. Reparem ao fundo os “maricás” (Mimosa bimucronata)
Canal no final do terreno, sobreado por maricás e quaresmeiras.

O que posso dizer? É muito calor, muito trabalho e até agora contando com o apoio de poucas pessoas. Tive que me dedicar integralmente ao trabalho na horta e durante as pausas nos afazeres estou gravando vídeos, sempre que tenho alguma coisa para mostrar ou comentar, passar o que considero importante e como está sendo a experiência: o que, porquê e como estou fazendo, apresentando algumas das técnicas e construções que venho implementando.

Se gostou e tem interesse em acompanhar a rotina diária, acesse nossa campanha no [ APOIA-SE ]. Apoiando com 12 reais já ajuda a manter o portal e libera o acesso aos vídeos.

Bora plantar comida? Bora pra roça? Então vambora!

Valeu, abraço!

Anderson Porto
https://apoia.se/tudosobreplantas

Autor: Anderson Porto

Desenvolvedor do projeto Tudo Sobre Plantas

Uma consideração sobre “(Re)início do ciclo de experiências práticas no sítio Tudo Sobre Plantas”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.