Projeto Tudo Sobre Plantas

Este Blog é parte integrante do portal Tudo Sobre Plantas.

O projeto Tudo Sobre Plantas é um conjunto de ferramentas de pesquisa para ajudar pessoas em busca por informações corretas sobre espécies nativas e exóticas cultivadas.

Participamos de grupos de estudos, fóruns, galerias, blog e bancos de sementes, tudo isso ao longo de 16 anos de muito aprendizado, estudos e práticas, sempre atendendo da melhor forma seus visitantes e participantes.

Cada um de nós, que gosta de plantas e procura aprender com elas, pode entrar em contato com outras pessoas que possuem os mesmos interesses, formando assim uma rede de conhecimentos distribuídos.

Nossa base de dados apenas tenta reunir estas informações, passando antes pela observação, análise de informações e inserção na base de dados, com bibliografia pesquisada em livros e sites na Internet.

Tentamos prover fotos das espécies cadastradas e nossa meta é cadastrar informações de 20 mil espécies que possuam características interessantes / notáveis.

O que pretendemos é formar novos cultivadores e aprimorar nosso conhecimento sobre as plantas.

Por causa da seriedade deste trabalho, nosso portal é indicado por diversos admiradores e parceiros.

Procure se informar sobre o que está sendo feito, conhecendo o Banco de Dados, Grupos de Estudos, Blog e demais ramificações do Tudo Sobre Plantas.

Depois, experimente [ cadastrar-se ] e participar do que estamos fazendo.

Seja bem vindo ao Tudo Sobre Plantas!

// Conhecendo o projeto

Imagine um espaço virtual de troca de conhecimentos.

O Tudo Sobre Plantas é um projeto de Eco Escola, desenvolvido através de grupos de estudos, fóruns, galerias de imagens e vídeos, blog, fanpage e demais ramificações, onde ensinamos e aprendemos sobre plantas, reunindo toda essa troca de conhecimentos e informações em uma enciclopédia botânica online, pública e gratuita, com fichas de cerca de 50 mil espécies de plantas notáveis.

Cada participante pode contribuir com informações, apresentar pesquisas ou se informar sobre tudo o que acontece relacionado ao mundo das plantas.

Este projeto permite acesso a várias ferramentas de pesquisa, desenvolvidas para facilitar a busca por informações sobre espécies vegetais, nativas ou estrangeiras, via Internet.

Iniciamos uma luta pelo compartilhamento de informações sobre espécies notáveis, tempos atrás. É importante conhecermos ideias edificantes, opiniões, sugestões, o que for melhor para um mundo em que as pessoas convivam com as plantas de forma harmoniosa.

Este projeto se mantém através de apoio financeiro público, feito por amigos e admiradores do projeto, cursos e propagandas.

Desenvolvemos um Grupo de Estudos sobre Plantas, onde cada participante pode trazer assuntos que interessem aos demais, tirar dúvidas, ter contato com outras temáticas ligadas a plantas… e assim, ao longo de 16 anos, estamos criando um banco vivo de conhecimentos e contatos.

[ CLIQUE NAS IMAGENS PARA CONHECER ]

Temos disponível nosso banco de dados de Espécies Notáveis, SiSTSP vs 2, onde buscamos cadastrar até o momento cerca de 50.720 nomes científicos, em revisão pública de nome científico aceito e seus descritores, como nomes populares, família e demais conhecimentos etnobotânicos, empíricos e científicos, utilizando uma linguagem popular e de fácil entendimento.

Ficha exemplo: Anacardium occidentale

Apresentamos na fichas:

  • Características
  • Principais utilizações
  • Dados de plantio, cultivo e colheita
  • Propriedades farmacológicas
  • Ecologia
  • Bibliografia
  • Glossário ilustrado de termos
  • Fotos de colaboradores e voluntários
  • Espaço para comentários sobre cada espécie, e
  • Debates públicos sobre as diversas espécies apresentadas.

Todas as informações disponíveis no portal são selecionadas de vários grupos de estudos relacionados, fóruns, jornais, mídias online em geral, como também de livros e publicações especializadas.

[ mais sobre SiSTSP 2.0 ]

Sobre a Divulgação de Informações

Em termos gerais, este projeto pretende divulgar informações fidedignas sobre plantas em seus usos diversos, sempre dando maior destaque para pesquisas e fatos científicos, que comprovem a utilização de plantas de forma:

  • Ambientalmente segura,
  • Biologicamente segura,
  • Socialmente justa,
  • Economicamente vantajosa,
  • Eticamente aceitável,
  • Devidamente rotulada.

Lutamos para evidenciar os usos de plantas medicinais que também já foram comprovados cientificamente, que corroborem o que a sabedoria popular consagrou; além de promover a divulgação, através da publicação de artigos e textos, de outros blogs e projetos, que estejam ligados a plantas e em sintonia com o que estamos desenvolvendo.

Pretendemos dar atenção maior às notícias que não estejam sendo devidamente veiculadas pela mídia em geral, tentando sempre melhor informar nossos leitores sobre assuntos como transgênicos, créditos de carbono, biocombustíveis, usos da Cannabis, fitoterápicos, plantas medicinais, homeopatia, terapias holísticas e outros assuntos, onde existam poucas informações fidedignas e véus de ignorância.

Nosso intuito é informar.

Cabe ao leitor, de posse das informações veiculadas, formar opinião crítica sobre os assuntos veiculados e debater, sempre que discordar dos artigos, ou desejar acrescentar informações através de comentários, para aprimorar a base de conhecimentos que estamos formando.

Histórico

  • Desde abril de 2010 estamos com a nova versão online.
  • A partir de junho de 2010 o blog passou a contar com colaboradores e autores.
  • Em 2013 o blog foi migrado para uma hospedagem gratuita.

Dados consolidados

  • GEPTSP = Grupo de Estudos sobre Plantas do Tudo Sobre Plantas.

Este é um projeto em contínua expansão.

Desenvolvemos novos ramos, sempre alimentados pela curiosidade e empenho de seguir adiante.

Este projeto é representado por uma árvore: rumo ao sol, gerando vários frutos e sementes, sempre fornecendo abrigo indistintamente a todos que dele necessitam.

Sejam bem vind@s!

Anderson C. Porto
https://www.TudoSobrePlantas.com.br

6 comentários em “Projeto Tudo Sobre Plantas”

  1. Oi! Sou apaixonada por plantas e tudo que há na natureza.
    Estou na 2º série de nutrição
    Atualmente tenho curiosidade de saber tudo sobre o poder do alho,
    se vocês poderem mim ajudar,agradeço.
    penso que as plantas existe não somente para embelezar nosso planeta,
    nos dar sombra e oxigênio mas também para nos servir como medicamento

    Curtir

  2. muito bom
    gostei, ótimo conteudo, execelente discriminação, muito facil no entendimento, e visual, apesar de não ter me formado , meus parabens , congratulações aos que elaboraram .

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.