Folha da Mandioca

Folha da Mandioca / Aipim

Nutrientes Principais

A folha da mandioca [ Manihot esculenta ] é uma verdadeira dádiva da Natureza!

Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.

Principais Benefícios à Saúde

Enriquece sucos, sopas e outros pratos. É excelente para crianças desnutridas ou qualquer pessoa carente de Nutrientes. Previne grande quantidade de doenças, como as respiratórias, cegueira noturna, vista fraca, manchas da velhice, acne e outros problemas de pele. Promove um belo bronzeado com pouca exposição ao sol, fortalecendo a pele.

Vantagens

A folha da mandioca é abundante. Pode-se consegui-la de graça em várias chácaras ou hortas comunitárias. Substitui com vantagem muitas vitaminas de farmácia, tanto em qualidade quanto em preço.

Cuidados

A folha da mandioca fresca possui ácido cianídrico, um ácido perigoso que reduz drasticamente com a secagem da folha (desidratação) que deve ser feita na sombra, em varais semelhantes aos de roupas, utilizando-se prendedores como prevenção ao vento. Exponha as folhas por 5 ou 7 dias, observando se não há possibilidade de umidade ou infiltração de água, isso pode causar bolores. Verifique se o agricultor que forneceu a folha utiliza venenos no plantio. Prefira sempre a mandioca produzida organicamente.

Manipulação

Lave bem as folhas, deixando-as de molho com 2 c.sopa de água sanitária por 30 minutos e, após, lavando-as novamente. Após exposta à sombra por 5 ou 7 dias e desidratada, a folha da mandioca deverá ser moída no liqüidificador, peneirada e guardada em um vidro bem limpo e seco. O tempo de validade é de 90 dias. Mas ela também pode enriquecer sopas e cozidos. Para isso basta fervê-la por pelo menos 15 minutos, o que garante a eliminação do ácido cianídrico. O produto final será ingrediente principal na multimistura.

Fonte: [ Grupo de Estudos ]

disponível onlien em: [ Blog da Multimistura ]

About these ads

54 Comentários

Arquivado em Alimentos

54 Respostas para “Folha da Mandioca

  1. Stéphanas Padilha

    Que substância a folha da mandioca possui que a faz útil para problemas de pele?
    Eu necessito dessa resposta.
    Por favor, me responda por email se não for muito incômodo.
    Desde já agradeço.

    Gostar

    • marcondes

      A SUBSTÂNCIA PRINCIPAL É O ÁCIDO CIANÍDRICO… REALMENTE CURA MICOSES E CLAREIA A PÉLE EM 1 OU 2 DIAS DE USO, MAS ESSE ÁCIDO TAMBÉM É UM VENENO LETAL E JÁ FOI USADO ATÉ EM BOMBAS DE GÁS… NÃO DÁPRA AFIRMAR QUE O USO É SEGURO, JÁ QUE A PELE ABSORVE SUBSTÂNCIAS PELOS POROS… O ÁCIDO CIANÍDRICO IMPEDE A OXIGENAÇÃO DO SANGUE… SE SENTIR FALTA DE AR… PARE IMEDIATAMENTE O TRATAMENTO…

      Gostar

  2. Stéphanas, entre em contato com o pessoal de nosso grupo de estudos, em:

    http://br.groups.yahoo.com/group/tudosobreplantas/

    Gostar

  3. joao

    gostaria,que ajuda-se a obter a tal folha de mandioca..nao consigo encontrar.caso tenha boa fe deixo-lhe aqui o meu imail….agradeço

    Gostar

  4. ricardo santos

    ola
    ouvi dizer que a folha de mandioca faz bem a micose.
    onde posso arranjar folha de mandioca?

    Gostar

  5. Stéphanas Padilha

    Olá Ricardo Santos, vc pode encontrar folha de mandioca na maioria dos sítios, chácaras, fazendas e às vezes no quintal de algumas casas.
    Se vc conseguir acabar com a micose usando a folha de mandioca, por favor me mande um email.
    O meu email é: stephanaspadilha@hotmail.com

    Desde já agradeço.

    Gostar

  6. PEDRO

    Oi, eu sou de portugal e como deve imaginar aqui as pessoas nao cultivam mandioca,onde posso comprar?

    Gostar

  7. mariana

    eu amo ciencias e prinsipalmente coisas da naturesa

    Gostar

  8. Kelly

    Moro em osasco n consigo achar a folha d mandioca manda uma dica obrigado

    Gostar

  9. ana

    Bom dia alguem me pode dizer onde encontro folha de mandioca em portugal? tinha urgencia
    obrigada

    Gostar

  10. Alzira Mello

    JA TRABALHEI NA PASTORAL DA CRIANÇA, ONDE SE PREPARA A FOLHA DE MANDIOCA PARA SERVIR A POPULAÇÃO, VENDE-SE UM PREÇO IRRISORIO OU DOA PARA PESSOAS CARENTES QUE NÃO PODEM PAGAR.
    PROCURE A PARÓQUIA DA SUA CIDADE, IGREJA CATÓLICA.

    Gostar

  11. renata paixap

    ola
    visitando seu site pra esclarecer uma duvida minha, percebi que realmente a folha de mandioca serve para cura de micose. Estou ainda meio receosa de utilizá-la mas gostaria que você me enviasse por e-mail esse chá e modo de usá-lo.
    Agradeço desde já…Fico aguardando!

    Gostar

  12. smart

    Se voce quiser pode usar 1 folha de louro fervida durante 5 minutos em meio litro de agua. Deixe amornar e banhe o local 3 x ao dia deixando secar naturalmente.

    Depois de 24 hs tem de fazer outra receita.

    Gostar

    • jeniffer

      oi…vc disse que para micose pode usar tbm folha de louro?mas é eficaz igual a folha da mandioca? medica passou pra mim cetoconazol e naum estou vendo resultado,minhas micoses tá escamando…e tá aumentando tbm…
      me ajuda por favor…

      Gostar

  13. beatriz

    acho tudo certo,e é muito legal conhecer mais as plantas.

    Gostar

  14. ana

    oi eu gostaria muito de saber como que eu uso as falhas da mandioca para micose,estou no aguardo

    Gostar

  15. leyla

    gostaria de saber como posso usar o chá no tratamento de micoses ( pano branco) bjosss…adorei o blog

    Gostar

  16. rosemere g rocha

    eu gostaria de saber se esse acido das folhas pode ajudar a tratar rugas e se em contato com a pele pode ocorrer escamação .
    ou seja renovaçao das celulas e naturalmente da pele

    Gostar

  17. André Castro

    Olá;
    Gostaria de saber como devo fazer o chá para cura de micose (Pano branco).
    Muito obrigado. =D

    Gostar

  18. everson bica

    estou passando o chá de folha de mandioca no corpo,o chá é o seguinte:3 folhas de mandioca para cada xícara normal de água,deixar ferver e passar o chá morno nas áreas afetadas, é isso aí eu espero me curar.valeu

    Gostar

  19. Renato

    Muito interessante o blog, porém voces devem respeitar os leitores. Voces divulgam as informações / receitas. Abrem espaço para comentários devem também responder/sanar as duvidas. Ou prestão uma assistência/serviço com qualidade ou nem divulguem as informações. Existem pessoas interessadas nas materias ou por curiosidade ou para utilizar “rémedios” naturais, sendo assim um pouco mais de respeito aos leitores seria muito bom. Existem comentários nesta materia sem nenhuma resposta de voces. Por favor nos respeite……Obrigado.

    Gostar

    • Oi Renato,

      Cada um responde aquilo que sabe ou pode, a verdade é essa. Estamos todos juntos, estudando as plantas e o que pode ser feito com elas.

      Muitas dúvidas que são postadas aqui no espaço de comentários podem até ser sanadas por algum visitante, ou mesmo gente que participa do projeto. Agora, ninguém tem a obrigação de fazer isso. É um trabalho voluntário, depende da iniciativa de cada um.

      Deixe-me frisar um ponto extremamente importante: tecnicamente, este não é um espaço adequado para consultas médicas e pede-se o bom senso das pessoas, no sentido de entender as limitações que a Web possui e não utilizar o espaço para este fim.

      Quem está a procura de remédios naturais tem que ter em mente sempre duas coisas:

      Internet (em geral) não é para consultas médicas;
      Com a vida humana não se brinca.

      Este espaço virtual é para buscarmos informações e aprendermos, para nos mantermos informados. Devemos colocar em prática somente aquilo que é seguro.

      O serviço que prestamos aqui, via portal e sub-ramos (blog, fórum, galeria, grupos de estudos etc) é fornecer as informações que já foram pesquisadas ou estão sendo, em formato de mídia Web.

      Aí sim, cada um, munido com as informações que pesquisou, deve ir ao profissional adequado e fazer uma consulta.

      Acima de tudo, respeito à dignidade humana. A questão que você levantou é de suma importância, irá ser devidamente debatida algum dia.

      Saúde!

      Gostar

  20. Greicimar

    gostaria de saber se posso fazer esse cha para banhar minha filhinha de apenas 10 meses? estou cansada de gastar dinheiro com medicos que nao solucionam meu problema,estou a ponto de enlouquecer,com essa micose que esta em minha filha a algum tempo…por favor me ajude,preciso de uma soluçao…
    me mande por e-mail o modo de preparo e a quantidade certa ,se eu puder usar a folha de mandioca na minha filha…por favor me ajudem

    Gostar

    • Elizabeth de Sá

      Greicimar,
      Achei esse depoimento que poderá te ajudar:
      Tenho um netinho de 2 anos. Ele teve uma micose no corpo que o incomodava bastante, pois a pele coçava, ficava irritada e grossa.
      Levei-o ao médico por 3 vezes, gastei muito e nenhuma pomada resolveu. A cada dia a criança sofria mais, a ponto de deitar no chão e esfregar o corpinho para todo lado…

      Foi aí que comecei a pesquisar na internet e, graças a Deus, encontrei nesse blog a cura e o alívio para o sofrimento do meu príncipe, a saber: FOLHAS DE MANDIOCA… a princípio, fiz com 3 folhas, mas depois eu quebrei umas galhas do pé de mandioca, lavei em água corrente e coloquei para ferver num balde.
      Quando estava bem morninha eu dava banho no bebê pela manhã e pela tarde com água natural e enxaguava o corpo todo com o chá de folhas de mandioca.
      Isso foi feito durante 3 dias e o nenem ficou saradíssimo, com a pele linda… sem contar que eu estou limpando meus braços, manchados pela idade, com o mesmo remédio… estão ficando limpinhos… obrigada!
      Beth

      Gostar

  21. Leandro

    Realmente funciona !!!!
    Para aqueles que querem se livrar definitivamente da micose, vai lá o que eu fiz para me livrar desta porcaria após 10 anos de uma insuportável convivência.
    Depois de comprar vários tipo de remédios, líquidos ou pomadas e nada disso adiantar, resolvi tentar utilizar a folha de mandioca.
    Me curei da seguinte forma:
    Coloque diversas folhas (qto mais melhor) de mandioca em aproximadamente 2 litros de água e ferva durante 40 minutos.
    Aguarde amornar, coloque o chá COM AS FOLHAS em uma bacia grande e os pés de molho. ( Fique o máximo de tempo possível ) se puder pegar as folhas nas mãos e esfregá-las sobre as feridas, é melhor ainda.
    Repita o procedimento uma vez ao dia, e acredite, no máximo um 1 mês, estará curado.
    Para garantir que não volte nunca mais, depois de 1 mês faça o chá, coloque com as folhas em uma garrafa de 600ML ou 1 litro, fure a tampinha da garrafa e regue a ferida após o banho. Boa Sorte a todos ! LFR

    Gostar

  22. José

    onde se encontra a folha de mandioca?

    Gostar

  23. Tenho uma dúvida alguém capacitado poderia me responder???

    Hoje no mercado da cosmetologia existem produtos manipulados com mandioca ou a folha da mandioca. Qual é a função destes na fibra capilar e de que forma reagem?

    Gostar

  24. Rebeca

    Olá… Estou fazendo esse tratamento com a folha de mandioca há quase uma semana e ainda não vi diferença nenhuma…
    Realmente funciona??? =/
    Tem alguma dica para o tratamento ser mais eficaz?? Mais rápido?? Para que eu veja algum resultado???

    Gostar

  25. adriana

    As folhas podem ser desidratadas no forno ???? O pó deve ficar com a coloração verde ou mais pro marrom ???

    Gostar

    • As folhas devem ser desidratadas ao vento, amarradas com linha, barbante ou pregadores, em um varal protegido do sol e chuvas.

      A redução do ácido cianídrico é feita através de cozimento, fritura ou secagem. Não é recomendando o uso de forno, por causa da concentração de gases do veneno.

      Para mais informações, acesse a ficha de nosso Banco de Dados: [ Manihot esculenta ].

      Gostar

  26. sandra

    gostaria de saber se o cha da folha de mandioca pode ajudar a clarear manchas escuras no rosto? Eu tenho lentigo (manchas causadas pelo sol e pela gravidez).

    Gostar

  27. ANA ELISABETE DOS SANTOS

    ola.
    gostaria de saber onde poderei encontrar em lisboa as folha sde mandica. Pois tenho uma micose que ja se alastra em todos os dedos dos pes, e esta dificil de corar.

    Obrigado.

    Gostar

  28. ivanete tolomeotti

    gostaria de saber se a folha da mandioca, pode ser aquela comum, ou ter que ser a mandioca brava. gostaria de saber também se ela elimina manchas de senis.

    Gostar

  29. Tathy

    Olá Anderson, gostaria de saber se essa folha de mandioca é a mesma que se faz o prato típico daqui do Pará: a maniçoba?

    Gostar

  30. carina

    o chá tem q ser com as folhas verdinhas ???

    Gostar

  31. pedro

    alguem aqui pode indicar onde encontar a folha de mandioca em portugal

    ?

    Gostar

  32. eu ache espetacular as informaçoes sobre a folha da mandioca,e benefica
    inclusive ela servi para matar fungo de unhas bem que os medicos poderia passar esse tipo de medicaçoes para os paciente sem precisar de matar com outros remedios, quando um ser humano vai ao medico com alguns tipo de doença é passada uma medicação que sempre afeta outro orgao
    eu tenho esperiencia porque meu esposo fez uma cirurgia de varize e o medicopassou uma medicação para aliviar a dor mais com o uso do remedio o meu esposo começou a sentir dores nos rins voltando ao medico informou o que estava acontecendo o mesmo disse é eu sabia que esse remedio faz isso, eu achei um absurdo da parte desse medico

    Gostar

  33. Carla

    URGENTE PRECISO DE FOLHAS DE MANDIOCA, VIVO EM PORTUGAL E PRECISO URGENTE PARA FAZER CHÁ PARA PASSAR NAS MINHAS MICOSE.
    OBRIGADA

    Gostar

    • lucia

      Carla em que sitio vc mora estou
      no brasil e posso enviar através do meu primo.

      Gostar

      • maria tomé

        Lucia, eu estou em Portugal também, tenho essa micose de praia chamada pano branco e precisaria muito mesmo de fazer esse chá, que pelos vistos é quase milagroso, eu vivo numa Cidade que se chama Gaia, fica perto do Porto, no Norte de Portugal, você poderia mandar uma boa quantidade de Folhas de Mandioca pelo correio, a cobrar no destinatário?Pode ver se isso é possível?
        Eu lhe ficaria grata por toda a minha vida acredite, a minha micose está a alastrar por todo o corpo, eu estou desesperada.
        Para resposta urgente lhe deixo o meu email pessoal, por favor me contacte por lá com a maior urgência e bem haja: cristinamarialaiatome@gmail.com

        Gostar

  34. Marce Batista de Moura

    Boa noite, Eu peguei uma quantidade ótima de folhas e passei na maquina de moer carne, pois minha intenção e melhorar ainda mas o uso da folha, após ter moído e retirado o Sumé ou estrato ou suco da folha resolvi derreter 5 sabonetes e refazer utilizando o Sumé da folha, estou usando e já sinto uma enorme diferencia pois eu tinha muito pano branco, mas aos poucos ele vai sumindo.
    tem 12 dias de uso vou esperar 1 mês e volto a comentar o resultado.

    Gostar

  35. sildea

    ola gente queria sabe se realmente funciona a folha da mandioca tamnebem queiria saber sabe se ela nao faz mal a saude pois li que ela pode matar

    Gostar

  36. gisele

    gravidas pode passar esse chá no rosto?

    Gostar

  37. ana

    Estou com um saco de folhas de mandioca verde que meu irmão colheu e mandou pra mim tratar meus panos brancos. Mas estou com receio de usar. Pelo que eu entendi, se eu ferve-las por uns 30 minutos o veneno diminui. Mas para ferve por tanto tempo, tenho que fazer uma quantia maior, tipo uns dois litros. Sera que posso armazenar o cha na geladeira e ir usando diariamente por pelo menos 10 dias. E as folhas que sobrarem, posso deixa-la nas geladeira, ou corre o risco de contaminar meus alimentos dentro da mesma?????

    Gostar

  38. Maria Ap. Cardoso Oliveira

    Amei todas as informações tenho chácara e tenho bastante folha de mandioca etenho muitas manchas na minha pele ja vou usar e tbem em sopas pois tem calcio ferro e vitaminas

    Gostar

  39. Pedro

    Minha esposa está na quarta aplicação e já saiu todo o vermelhidão. Sucesso! O chá está bem forte com 3 ramos da folha e o pé está de molho no chá por 15 min. Incrivel.

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s