“As plantas têm neurônios, são seres inteligentes”

kirlian-image

Graças aos nossos amigos do Redes, o programa de Eduard Punset, pesquisadores incansáveis de diversas áreas do conhecimento científico buscam ampliar os limites do saber. Dentre esses que se questionam sobre quem somos e qual papel desempenhamos nesta sopa de universos, descobrimos Mancuso, que nos explica que as plantas, vistas pela câmera rápida, se comportam como se tivessem cérebro: elas têm neurônios, se comunicam mediante sinais químicos, tomam decisões, são altruístas e manipuladoras.

Há cinco anos era impossível falar de comportamento das plantas, hoje já podemos começar a pensar em falar sobre sua inteligência… Pode ser que logo comecemos a falar de seus sentimentos. Mancuso estará no Redes no próximo dia 02. Não percam.

A entrevista é publicada pelo jornal La Vanguardia, 29-12-2010. A tradução é do Cepat.

Eis a entrevista.

Quais são as novidades?

As plantas são organismos inteligentes, mas que se movem e tomam decisões em um tempo mais longo que o homem.

Você já suspeitava.

Hoje sabemos que elas têm famílias e parentes e que reconhecem sua proximidade. Comportam-se de maneira totalmente diferente se ao seu lado há parentes ou estranhos. Se forem parentes não competem: através das raízes, dividem o território de maneira equitativa.

Uma árvore pode voluntariamente mandar seiva a uma pequena planta?

Sim. As plantas necessitam de luz para viver, e para que uma semente chegue até a luz são necessários muitos anos; enquanto isso, são nutridas por árvores de sua mesma espécie.

Curioso.

Os cuidados parentais só ocorrem em animais muito evoluídos e é incrível que existam entre as plantas.

Então, elas se comunicam.

Sim, em uma selva todas as plantas estão em comunicação subterrânea através das raízes. E também fabricam moléculas voláteis que avisam as plantas distantes sobre o que está acontecendo.

Por exemplo?

Quando uma planta é atacada por um agente patogênico, imediatamente produz moléculas voláteis que podem viajar quilômetros e que avisam a todas as outras para que preparem suas defesas.

Quais defesas?

Produzem moléculas químicas que se tornam indigestas e podem ser muito agressivas. Há dez anos, em Botsuana introduziram em um grande parque 200 mil antílopes, que começaram a comer as acácias com intensidade. Após poucas semanas muitos morreram e ao final de seis meses morreram mais de 10 mil, e não sabia-se o porquê. Hoje sabemos que foram as plantas.

Uma grande predação.

Sim, e as plantas aumentaram a tal ponto a concentração de taninos em suas folhas, que se tornaram um veneno.

As plantas também tem empatia com outros seres?

É difícil dizer, mas uma coisa é certa: as plantas podem manipular os animais. Durante a polinização produzem néctar e outras substâncias para atrair os insetos. As orquídeas produzem flores que são muito parecidas com as fêmeas de alguns insetos, que, enganados, vão até elas. E há quem afirme que até o ser humano é manipulado pelas plantas.

Como assim?

Todas as drogas que o homem usa (café, tabaco, ópio, marijuana…) derivam das plantas, mas por que as plantas produzem uma substância que torna os humanos dependentes? Porque assim as propagamos. As plantas utilizam o homem como transporte. Há pesquisas sobre isso.

Incrível.

Caso amanhã as plantas do planeta desaparecessem, em um mês toda a vida se extinguiria, visto que não haveria nem comida, nem oxigênio. Todo o oxigênio que respiramos vem delas. Mas se nós desaparecêssemos, nada iria ocorrer. Somos dependentes das plantas, mas as plantas não são de nós. Quem é dependente está em uma situação inferior, ou não?

As plantas são muito mais sensíveis. Quando algo muda no ambiente, como elas não podem escapar, devem ser capazes de sentir com muita antecedência qualquer mínima mudança para se adaptarem.

E como percebem?

Cada ponta da raiz é capaz de perceber simultaneamente pelo menos quinze parâmetros físicos e químicos diferentes ( como temperatura, luz, gravidade, presença de nutrientes, oxigênio).

É sua grande descoberta, e é sua.

Em cada ponta das raízes existem células similares aos nossos neurônios e sua função é a mesma: comunicar os sinais mediante impulsos elétricos, igual ao nosso cérebro. Em uma planta pode haver milhões de pontas de raízes, cada uma com sua pequena comunidade celular; e trabalham em rede como a internet.

Encontrou o cérebro vegetal.

Sim, sua zona de cálculo. A questão é como medir sua inteligência. Mas de uma coisa estamos certos: são muito inteligentes, seu poder de resolver problemas de adaptação é grande. Hoje 99,6% de tudo o que está vivo sobre o planeta são plantas.

… E só conhecemos 10% delas.

E nessa porcentagem temos todo nossa alimentação e os remédios. O que os 90% restantes fazem?… Diariamente, centenas de espécies de vegetais desconhecidas se extinguem. Talvez possuam a capacidade de uma cura importante, nunca o saberemos. Devemos proteger as plantas pela nossa sobrevivência.

O que sobre as plantas o emociona?

Alguns comportamentos são muito emocionantes. Todas as plantas dormem, acordam, buscam a luz com suas folhas; tem uma atividade similar a dos animais. Filmei o crescimento de alguns girassóis, e se vê de maneira muito clara como brincam entre eles.

Brincam?

Sim, estabelecem o comportamento típico da brincadeira que se vê em tantos animais. Pegamos uma dessas pequenas plantas e a fizemos crescer sozinha. Quando adulta, ela tinha problemas de comportamento: custava-lhe girar em busca do sol, faltava a ela a aprendizagem obtida através do jogo. Ver estas coisas é emocionante.

Fonte: [ IHU ]

Anúncios

27 Comentários

Arquivado em Curiosidades, Entrevistas, Estudos, Meio Ambiente

27 Respostas para ““As plantas têm neurônios, são seres inteligentes”

  1. Pingback: “As plantas têm neurônios, são seres inteligentes” | BICICLETARIA CULTURAL

  2. carlos monti

    Na India Eles têm muita coisa sobre ciencia das plantas.

    Curtir

  3. Ana Lúcia Mazur Romaniuk

    Muito interessante, maravilhoso!Num universo aparentemente silencioso, tantas riquezas e tantos ensinamentos!

    Curtir

  4. lúcio

    o ser humano não consegue vislumbrar sua real posição e total dependência no ecossistema planetário(“nós somos dependentes das plantas e não elas de nós…”) a parte da entrevista em que ele fala da comunicação entre as plantas me lembrou o filme Avatar, que nos passa uma noção perfeita disso tudo…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Desde criança me comunico com as plantas telepaticamente. Acredite se quiser.

    Curtido por 1 pessoa

  6. José Vicente

    Tudo na terra tem vida

    Curtir

  7. miga

    O que seria inteligência? O mais correto seria dizer ser senciente, ser que sente; Mas o que importa é que têm consciência, diferente da nossa, mas têm consciência dada pela força mais poderosa do universo que a tudo permeia.

    Curtir

  8. José Luiz Dias

    Esse estudo já remonta da antiguidade hoje temos os equipamentos para registrar, quantificar e qualificar. Meus próprios avôs já sabiam disso, é algo que remonta desde dos primórdios da civilização como não poderia deixar de ser! Elas mesmas nos sinalizam suas propriedades, somos todos parte de um todo, qualquer desequilíbrio pode ser avassalador. Gostaria de falar mais, mas estou sem tempo! Sim assisti o filme Avatar, tem se também a gigantesca biblioteca de Constantinopla onde eram registrados todos os conhecimentos da antiguidade e que foram destruídos por conta do desastre. Um exemplo bem simples é a planta sensitiva pudica que sensorialmente se fecha ao toque.

    Curtir

    • Muito bem colocado este seu comentário José Luíz, aprendemos muito com os nossos antepassados mais para isso é necessário ” comprar ” por assim dizer mais “tempo” pois na velocidade da informação podemos perder a ” chance ” de interagir com quem é de real valor.

      Curtir

  9. Otima reportagem gostaria de mais informações a respeito e manter uma relação com este site

    Muito interessante principalmente aos que fazem doutorado.

    Curtir

  10. Pingback: “As plantas têm neurônios, são seres inteligentes” | Tudo Sobre Plantas | AICL

  11. Patrick

    Penso que existem algumas lacunas no que aqui esta escrito, nomeadamente no facto de se dizer que: “Todo o oxigênio que respiramos vem delas.” é claro que as florestas produzem O2 e esse é importante para nos, no entanto a maioria do que as florestas produzem, é consumido na própria floresta. Os principais responsáveis pelo O2 que respiramos, são os mares, mais precisamente as algas.

    Curtir

  12. Andre

    Tem o link do paper? Revisão por pares? Ou só tem o que ele fala mesmo?

    Curtir

  13. Luciene

    E quem é vegetariano faz o que agora se planta tbm tem vida ?

    Curtir

  14. Janete

    depois de tanta informação, ainda tem gente que acredita na evolução e
    não na criação de Deus!…acima de tudo respeito pela natureza !

    Curtir

  15. Anos atrás cada vez que passava do lado da minha planta com as folhas caídas, apontando para baixo, eu conversava com ela, falava para ela como era linda, importante e que eu desejava que ela se sentisse bem feliz, apos uns 20 minutos as folhas todas estavam para cima. isso era muito bom, hoje em dia abraço umas arvores do quintal…! as plantas tem consciência .

    Curtir

  16. Pingback: As plantas têm neurônios, são seres inteligentes « Piramidal

  17. caroline

    gostaria de ver algum artigo de fato a respeito disso. obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  18. O tema pra mim não é novo, há bastante tempo defendo “a inteligência” das plantas…
    Fico feliz que meus pensamentos, não são exclusivos, muito mais pessoas pensam assim e buscam através da ciência, provar isso…
    Gratidão amigos!!
    Namastê.

    Curtido por 1 pessoa

  19. A inteligência não é exclusiva dos homens e nem das plantas. A inteligência é uma energia cósmica que se manifesta em tudo. No caso, as plantas levam vantagem sobre os homens pois as plantas não tem cérebro e assim não pensam. O pensamento é o principal problema do homem na evolução da sua inteligência. A racionalidade é na verdade um bem, mas que o homem tem utilizado mal.

    Curtir

  20. Lu Romaniuk

    Acredito sim pois uma planta quando está doente se tratarmos com carinho ela recupera imediatamente . Toda vez que tomamos um chá acreditando na cura seremos curados . Salve a nossa mãe Natureza.

    Curtir

  21. Acho incrível, não a matéria, mas as pessoas que acreditam em tudo que leem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s